Resumo

Título do Artigo

Congresso Brasileiro de Custos: uma análise das temáticas apresentadas nos anos de 2019 a 2022
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Congresso Brasileiro de Custos
artigos científicos
regiões de origem

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Islane Silva Mota
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) - Instituto de ciências sociais aplicadas - ICSA
2 - Elaine Aparecida Teixeira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
3 - Rodrigo Martins Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) - ICSA - RONDON DO PARA
4 - Sara dos Santos Castelo Branco
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA

Reumo

O Congresso Brasileiro de Custos é um dos principais eventos de produções científicas na área contábil brasileira, sendo de grande importância para fornecer visibilidade aos pesquisadores e suas obras, além de ser o principal evento divulgador da produção técnico-científica da especialidade e áreas afins, e vem atuando como ponte de interligação entre a comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, com os empresários, consultores, contadores, administradores, engenheiros e demais profissionais atuantes na área da Gestão Estratégica de Custos (SANTOS; CAMILO, 2015).
Diante da relevância do Congresso Brasileiro de Custos, este estudo pretende responder a seguinte questão problema: Qual o perfil dos artigos aprovados no Congresso Brasileiro de Custos - CBC, em termos das áreas temáticas e das origens desses artigos, quanto às regiões brasileiras, nos anos de 2019 a 2022? Como objetivo geral, pretende-se analisar os artigos publicados no Congresso Brasileiro de Custos dos anos de 2019 a 2022.
Este estudo se fundamentou no contexto histórico dos congressos brasileiros pioneiros na área contábil fazendo uma retrospectiva de suas trajetorias, levando em consideração sua essencialidade para a divulgação do conhecimento produzido pela ciência (LACERDA et al., 2008). A demais, abordou a concentração das Universidades Federais nas regiões brasileiras, mostrando a heterogeneidade de distribuição pelo território nacional, demonstrando que as regiões Sul e Sudeste do país possuem os maiores números de Instituições Federais (BOTELHO; ALMEIDA, 2012).
Os resultados encontrados mostram que nos quatro anos analisados o Congresso Brasileiro de Custos abordou das doze áreas temáticas, sendo que três obtiveram de maior proeminência sendo: Custos como Ferramenta para o Planejamento, Controle e Apoio a Decisões; Custos Aplicados ao Setor Público; e Abordagens Contemporâneas de Custos. Demonstrou-se também que o formato online do evento reduziu em 38% a quantidade de publicações nessas temáticas, e que as regiões Sul e Sudeste do país foram as principais responsáveis pelas maiores quantidades de artigos publicados no CBC, no período analisado.
A principal área temática destacada pela quantidade de artigos publicados, foi “Custos como Ferramenta para o Planejamento Controle e Apoio a Decisões”, que demonstrou um resultado plausível dada a relevância dos assuntos inseridos nessa temática, tanto para os pesquisadores e cientistas, quanto para o embasamento das gestões empresariais na tomada de decisão. A maioria dos artigos que abordavam essa temática foram provenientes da região sul do país.
BOTELHO, A. e ALMEIDA, M. Desconstruindo a política científica no Brasil: evolução da descentralização da política de apoio à pesquisa e inovação. Sociedade e Estado [online]. 2012, v. 27, n. 1, pp. 117-132. SANTOS, G. CAMILO. Análise bibliométrica dos artigos publicados como estudos bibliométricos na história do Congresso Brasileiro de Custos. Pensar Contábil, v. 17, n. 62, 2015. Acesso em 27 fev 2023.