Resumo

Título do Artigo

IMPACTOS DA GESTÃO DA DIVERSIDADE NO DESEMPENHO INDIVIDUAL: O Papel mediador da satisfação e do comprometimento no trabalho no contexto brasileiro
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Palavras Chave

Gestão da Diversidade
desempenho
Mediação

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Diversidade, Diferença e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - Weruska Silva do Rosário
UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS) - Salvador
2 - Lindomar Pinto da Silva
UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS) - UnIfacs salvador PPGA Mestrado em administração
3 - Miguel Angel Rivera Castro
UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS) - mestrado em administração

Reumo

A gestão da diversidade busca explorar as vantagens de uma equipe diversa especialmente aquelas associadas ao desempenho, satisfação e comprometimento. Existem poucos estudos que abordem simultaneamente gestão da diversidade, o desempenho, a satisfação e o comprometimento dos funcionários. Além disso, os estudos existentes têm deixado de abordar aspectos relevantes da gestão da diversidade a exemplo do papel da satisfação e do comprometimento dos colaboradores como mediadores na relação entre a gestão da diversidade e o desempenho da força de trabalho.
O problema de pesquisa proposto é decomposto em dois: qual a relação entre gestão da diversidade, desempenho, satisfação e comprometimento organizacional? E em segundo momento, a satisfação e o comprometimento atuam como mediador na relação entre gestão da diversidade e desempenho individual? Diante disso, o objetivo é avaliar a relação entre gestão da diversidade e desempenho individual e o papel da satisfação e comprometimento como variáveis mediadoras na relação entre gestão da diversidade e desempenho individual.
Gestão da diversidade é o “conjunto de programas, políticas e práticas específicos para gerenciar efetivamente a força de trabalho diversa e promover igualdade organizacional” (DENNISSEN et al., 2018, p.2). Satisfação é uma variável de atitude que reflete como uma pessoa se sente com relação ao trabalho de forma geral e em seus vários aspectos (SPECTOR, 1985, p.695). Comprometimento é o vínculo que o indivíduo possui com a organização e que o leva a desejar permanecer nela MEYER; ALLEN, 1991). Defendemos que a gestão da diversidade afeta positivamente comprometimento, satisfação e desempenho
Foi utilizado método quantitativo com uso da Modelagem de equações estruturais, sendo os dados coletados através de questionário com uma amostra não probabilística e intencional. Os dados foram coletados através de questionário, enviado através de email, durante os meses de maio a novembro de 2022. Inicialmente realizou-se analise fatorial confirmatória e em seguida o modelo de equações estruturais para testar as hipóteses propostas. Foram verificados os índices de ajuste do modelo e se mostraram satisfatórios conforme sugere a literatura.
O modelo de equações estruturais confirmou parte das hipóteses. Os índices de ajuste apontam para um modelo válido. As relações entre gestão de diversidade, satisfação e comprometimento foram significativas e positivas. Assim como o comprometimento mostrou-se significativo e positivo com o desempenho. Da mesma forma o papel mediador do comprometimento entre gestão da diversidade e desempenho também foi significativo e positivo. A relação satisfação e desempenho não foi significativa. Também não foi significativa a relação mediadora da satisfação entre gestão da diversidade e desempenho.
A gestão da diversidade é importante dentro das organizações. Ela influencia positivamente a satisfação e o comprometimento, e o comprometimento medeia a relação entre gestão da diversidade e desempenho individual. Além disso, a satisfação não se mostrou significativa para influenciar o desempenho individual. Por outro lado, o comprometimento foi significativo para explicar o desempenho individual. Assim, detectou-se que a gestão da diversidade influencia o comprometimento que por sua vez eleva o desempenho. A satisfação não atuou como mediadora entre a gestão da diversidade e o desempenho.
DENNISSEN, M.; BENSCHOP, Y.; VAN DEN BRINK, M. Rethinking Diversity management: an intersectional analysis of diversity networks. Organization studies, v. 41, n. 4, pp. 1-22, 2018 MEYER, J. P.; ALLEN, N. J. A three component conceptualization of organizational commitment. Human Resource Management Review, v. 1, n. 1, pp. 61-89, 1991. SPECTOR, P. E. Measurement of human service staff satisfaction: Development of the job satisfaction survey. American Journal of Community Psychology, v. 13, n. 6, pp. 693-713,1985