Resumo

Título do Artigo

A IMPLANTAÇÃO DE UMA DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS: um caso de intraempreendedorismo em uma organização pública
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Intraempreendedorismo
Gestão Pública
Internacionalização

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Sônia Regina Guimarães da Fonseca
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Campus Lavras
2 - Daniela Meirelles Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - PRISCILLA OLIVEIRA NASCIMENTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

O caso narra a história de criação da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais de um instituto federal de ensino, que se deve, em muito, a dedicação de Maria Cristina. Maria Cristina era professora de administração no instituto com vasta experiência profissional tanto em âmbito público, como privado. A criação da diretoria, alinhada à experiência de Maria Cristina, oferece um caso de ensino empolgante que demonstra como competências de oportunidades, de relacionamentos, conceituais, administrativas e de comprometimento, podem se desenvolver, por meio do intraempreendedorismo.
Espera-se que os estudantes compreendam como ações e competências intraempreendedoras são executadas por indivíduos em instituições públicas, assim como possam refletir acerca de como uma cultura organizacional aberta ao intraempreendedorismo pode impactar no serviço público prestado ao cidadão.Objetiva-se que o aluno: compreenda o processo intraempreendedor a partir da lógica de ações, experiências e competências intraempreendedoras; analise como o indivíduo intraempreendedor pode contribuir para a cultura organizacional intraempreendedora; proponha soluções com base no intraempreendedorismo.
Os dados foram coletados por meio de depoimento biográfico e arquivo pessoal de uma das autoras, bem como análise documental do instituto investigado.
O caso foi elaborado para a aplicação, em nível de graduação em administração e cursos correlatos, preferencialmente em disciplinas de empreendedorismo, gestão pública ou estratégias organizacionais.
NEESSEN, P. et al. The intrapreneurial employee: toward an integrated model of intrapreneurship and research agenda. International Entrepreneurship and Management Journal, Sussex, v. 15, n. 2, p. 545-571, 2019. SILVA, M. V. G. da et al. Intraempreendedorismo no setor público: análise do comportamento empreendedor de gestores públicos municipais por meio do Carland Entrepreneurship Index (CEI). Revista de Empreendedorismo