Resumo

Título do Artigo

O DESPERDÍCIO DE CONHECIMENTO NO CENTRO DA DISCUSSÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Desperdício de conhecimento
Instituições de ensino superior
Gestão do conhecimento

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Desirée Prati Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PPGAP
2 - Leander Luiz Klein
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração Pública - PPGAP

Reumo

O desperdício de conhecimento nas Instituições de Ensino Superior (IES) é um problema que pode comprometer o desenvolvimento e a inovação no campo acadêmico, organizacional e perante a sociedade. Identificar esse desperdício pode ser um importante caminho para proporcionar medidas e soluções para reduzi-lo e otimizar a utilização do conhecimento. A gestão desse conhecimento, porém, é um desafio significativo para as IES, visto que possuem uma grande quantidade de recursos intelectuais que nem sempre são aproveitados e gerenciados de forma adequada (Adhikari & Shrestha, 2023).
Alguns elementos que podem contribuir para o desperdício de conhecimento são a falta de socialização dos aprendizados obtidos em treinamentos e qualificações das pessoas, a rotatividade de funcionários sem a transferência dos conhecimentos obtidos e o talento subutilizado. No entanto, não foi verificado nenhum estudo para avaliar desperdícios de conhecimento como os mencionados. Portanto, a questão problema desse trabalho é qual o nível de desperdício de conhecimento percebido em IES? Este artigo tem como objetivo avaliar o nível de desperdício de conhecimento em IES.
O delineamento teórico desse trabalho foi orientado essencialmente a partir da escala de desperdício de conhecimento proposta e validada por Klein et al. (2023), que é dividida em quatro categorias: desperdício de conhecimento explícito, retenção de conhecimento tácito, superespecialização, e talento subutilizado. Adicionalmente, trabalhou-se os conceitos de desperdício em atividades administrativas e operacionais, desperdício de conhecimento e de gestão do conhecimento.
Realizou-se uma pesquisa quantitativa do tipo survey por meio da aplicação de um questionário. O questionário foi elaborado a partir dos itens da escala de Klein et al., (2023) e questões de perfil dos respondentes. A população alvo deste estudo são os funcionários de IES sediadas no estado do RS, quais sejam professores, pessoal de staff e gestores. Obteve-se uma amostra de 837 respostas. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e multivariada, com aplicação dos testes t e Anova.
Dentre os principais resultados dessa pesquisa, pode-se destacar que nas IES públicas há médias mais altas para as quatro categorias de desperdício de conhecimento estudadas. Já considerando o nível de escolaridade dos respondentes, os participantes com doutorado apresentaram maiores médias de retenção de conhecimento tácito. Quanto aos cargos exercidos nas IES, verificou-se que os técnicos-administrativos apresentaram apresentam maiores médias quando aos desperdícios de superespecialização e talento subutilizado.
A conclusão desse trabalho é que o desperdício de conhecimento é uma realidade premente nas IES e a aplicação dessa escala gera um caminho viável para identificação desses desperdícios e sua redução, apresentando oportunidades para melhorar a eficácia das ações e agregar valor aos serviços oferecidos.
Klein, L. L., Vieira, K. M., Alves, A. C., & Pissutti, M. (2023). Demystifying the eighth lean waste: a knowledge waste scale. International Journal of Quality & Reliability Management, ahead-of-print. Ferenhof, H. A., Durst, S., & Selig, P. M. (2015). Knowledge waste in organizations: A review of previous studies. Brazilian Journal of Operations & Production Management, 12(1), 1-19. LeMahieu, P. G., Nordstrum, L. E., & Greco, P. (2017). Lean for education. Quality Assurance in Education, 25(1), 74-90.