Resumo

Título do Artigo

FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E A INTENÇÃO DE COMPRA DE PRODUTOS DE LUXO DE SEGUNDA MÃO
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Luxo de Segunda Mão
Atitude de Compra
Intenção de Compra

Área

Marketing

Tema

Mercados de luxo e outros novos mercados

Autores

Nome
1 - Juliana Donzelli
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro
2 - Leonardo Vils
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
3 - Marcos Rogério Mazieri
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

No Brasil, a primeira loja a vender produtos usados surgiu na cidade do Rio de Janeiro, no século XIX, criada pelo comerciante português de nome Belchior (Davis, 1995; dos Santos, 2022). Como a população local não sabia pronunciar corretamente o nome do proprietário, a palavra brechó foi utilizada em substituição e assim, localizado na atual Rua do Riachuelo, o comércio foi batizado de brechó (Houaiss, 2004).
Dessa forma, este estudo pretende contribuir com a discussão acadêmica e a prática das organizações que comercializam produtos de luxo de segunda mão, ao analisar as relações entre os motivadores sociais, pessoais, conspícuos, ambientais e econômicos e a atitude em relação à compra; ao verificar se anonimato e garantia de autenticidade moderam atitude e a intenção em relação à compra e por fim, ao aplicar a Teoria do Comportamento Planejado ao analisar a relação com a intenção de compra.
O mercado de luxo de segunda mão está em franca expansão beneficiado pela mudança de comportamento dos consumidores que percebem, por vezes, os preços de produtos novos como proibitivos e pela ansiedade de consumidores por uma rotatividade mais frequente de produtos. Entre os entusiastas, os consumidores recorrem a produtos de luxo “mais acessíveis” que lhes proporcionam “a oportunidade de economizar dinheiro” (Amatulli et al., 2018; Turunen & Pöyry, 2019). Assim, essas mudanças de comportamento influenciaram o sucesso do mercado de revenda de luxo (Kessous & Valette-Florence, 2019).
A população de interesse que contribuiu para atingir os objetivos propostos para essa pesquisa foram consumidores e não consumidores de produtos de luxo de segunda mão, oriundos de ambientes físicos ou on-line. O tamanho da amostra, foi definido com a utilização das especificações que prevê cinco respondentes por item, no mínimo, para atendimento de hipóteses relacionadas à técnica de Análise Fatorial Exploratória (Hair et al.,2019).
O método utilizado foi a modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM) porque o modelo proposto ainda não possui suporte técnico consagrado (Ringle, Silva, & Bido, 2014). A operacionalização ocorreu com o programa SmartPLS 4.0. A análise possui um processo de três etapas. Primeiramente, verificou-se a confiabilidade dos indicadores via análise fatorial. Em seguida, foi verificada a validade convergente e discriminante através da variância extraída e do critério de Fornell-Larcker. E por fim, foram auferidos os coeficientes de caminho do PLS-SEM.
No contexto de compra de itens de luxo de segunda mão, os resultados apontam que os motivadores econômicos, sociais e conspícuos têm impacto na atitude de compra de itens de luxo e que normas subjetivas e percepção do controle do comportamento oriundos do TCP – Teoria do Comportamento Planejado têm impacto na intenção de compra de itens de luxo de segunda mão. Além disso, os consumidores não se importam em preservar o anonimato como também não exigem a garantia da autenticidade (nota fiscal ou recibo), até porque itens de luxo usados (segunda mão) na sua maioria não o possuem.
Abraham, C., Sheeran, P., Norman, P., Conner, M., de Vries, N., Otten,W., 1999. When good intentions are not enough: modeling postdecisional cognitive correlates of condom use. J. Appl. Soc. Psychol. 29 (12), 2591e2612. https://doi.org/10.1111/j.1559-1816.1999.tb00127.x. Adıgüzel, F., Donato, C. (2021). Upcycled vs. Recycled Products by Luxury Brands: Status and Environmental Concern Motives. https://www.igi-global.com/chapter/upcycled-vs-recycled-products-by-luxury-brands/274587