Resumo

Título do Artigo

O EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO NA AMÉRICA LATINA COM DADOS DO PROJETO GLOBAL UNIVERSITY ENTREPRENEURIAL SPIRIT STUDENT’S SURVEY (GUESSS): UMA REVISÃO SISTEMATIZADA DA LITERATURA
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Palavras Chave

Pesquisas em empreendedorismo universitário
GUESSS
América Latina

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Ana Maria Jerônimo Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PPGA/UFRN Natal

Reumo

Pesquisas sobre empreendedorismo estudantil têm utilizado os dados do Projeto Global University Entrepreneurial Spirit Students’ Survey (GUESSS) para a identificação de fatores que influenciam a intenção dos jovens de se tornarem empreendedores. O GUESSS é uma pesquisa mundial, realizada a cada dois ou três anos, que oferece um banco de dados amplo acerca do empreendedorismo universitário, abordando, entre outros fatores, as aspirações para a atividade empreendedora, educação para o empreendedorismo, background familiar, participação e sucessão em empresas familiares (Sieger et al., 2021).
Este estudo parte das seguintes questões de pesquisa: (I) Como os dados do projeto GUESSS na América Latina têm sido aplicados por pesquisadores e quais as evidências das abordagens empíricas existentes? (II) Quais as direções futuras para as pesquisas sobre empreendedorismo com o uso de dados do projeto GUESSS nessa região? Destarte, o objetivo deste trabalho é compreender como pesquisadores têm utilizado os dados do projeto Global University Entrepreneurial Spirit Student’s Survey (GUESSS) em estudos sobre empreendedorismo no contexto da América Latina, e propor direções futuras.
O primeiro estudo que utilizou o GUESSS na América Latina analisou a educação empreendedora com dados brasileiros (Lima et al., 2015). Estudos subsequentes abordaram temas como Intenção Empreendedora (Leiva et al., 2021, 2022; Lopez et al., 2021; Lopez & Alvarez, 2019; Silva et al., 2021), perfis de espírito empreendedor (Amador Martínez et al., 2020; Arango-Botero et al., 2022), modelos parentais e perspectiva de gênero (Moreno-Gómez et al., 2019, 2022), atitude empreendedora (Víquez-Paniagua et al., 2022) e intenção de sucessão empresarial (Romaní et al., 2022; Tabares & Cano, 2018).
Em síntese, os 19 estudos empíricos identificados, publicados entre 2015 e 2023, foram realizadas no contexto de onze países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, México, Panamá, Peru e Uruguai; os métodos quantitativos foram predominantemente aplicados; a teoria mais utilizada para apoiar as pesquisas é a Theory Planned Behavior (TPB). Ademais, sugere-se, dentre outras orientações, que as amostras sejam equilibradas por gênero, variáveis sociodemográficas sejam controladas nos modelos, análises com métodos mistos e estudos longitudinais.
Os dados do GUESSS são orientados para a identificação de diversos fatores que influenciam a intenção empreendedora dos estudantes. A análise na América Latina é relevante devido à escassez de estudos com tais dados nesses países e pelo crescimento da atividade empreendedora estudantil nos últimos anos. A ampliação de pesquisas nessa região, que possui características bem específicas, reforça a relevância dessas abordagens empíricas, visto que os formuladores de políticas precisam considerar as particularidades do ambiente antes de projetar estratégias para fortalecer o empreendedorismo.
Romaní, G., et al. (2022). Not Like My Parents! The Intention to Become a Successor of Latin American Students with Entrepreneur Parents. Sustainability, 14(3), 1193. Sieger, P., et al. (2021). Global Student Entrepreneurship 2021: Insights From 58 Countries. St.Gallen/Bern: KMU-HSG/IMU-U. Soares, A. M. J., de Melo, F. L. N. B., & Sampaio, L. M. B. (2023). Influência do suporte parental na intenção empreendedora de estudantes universitários: evidências empíricas no Brasil. Cadernos EBAPE. BR. 21(2), 1-16.