Resumo

Título do Artigo

BENEFÍCIOS E HUMANIZAÇÃO DO TRABALHO POR MEIO DO HOME OFFICE NA PERSPECTIVA DO ESG: ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES
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Palavras Chave

ESG nas relações de trabalho
Home office
Humanização do trabalho

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas de Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - JANAINA ALMEIDA BASTOS
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - FEA
2 - João Pinheiro de Barros Neto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - Departamento de Economia, Administração e Atuária - Faculdade de Administração

Reumo

Nos últimos tempos, principalmente devido à pandemia do Coronavírus, muitas questões de gestão de pessoas vieram à tona tais como estresse, a má comunicação, a padronização, a falta de reconhecimento, autodisciplina, gerenciamento de tempo, a clareza necessária do limite entre o pessoal e o profissional, entre outras. Conhecer melhor, o desenvolvimento e os desafios do trabalho remoto, é importante para que seja possível humanizar o trabalho, criar e ampliar melhorias para essa nova modalidade de trabalho que vem se tornando tendência mundialmente.
Pelo exposto a pergunta que norteou esse trabalho foi: qual o impacto do home office na gestão de pessoas mais humanizada e em conformidade com as práticas ESG, do ponto de vista dos recursos humanos? Como objetivo geral, buscou-se identificar a percepção dos colaboradores frente aos desafios do trabalho a distância com o intuito de pontuar os impactos positivos e negativos para as organizações e a gestão de pessoas na perspectiva do trabalho remoto como prática de ESG.
A humanização do trabalho refere-se a um conjunto de práticas e abordagens adotadas nas organizações com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos trabalhadores, levando em consideração suas necessidades, capacidades e dignidade. Envolve a promoção de condições de trabalho saudáveis, respeito aos direitos dos trabalhadores, desenvolvimento de relações de trabalho colaborativas e uma cultura organizacional que valoriza e reconhece o trabalho humano (LIMONGI-FRANÇA, 2012). Donde se depreende o alinhamento com o home office e as práticas ESG (ROMARO;SERRALVO, 2022).
Trata-se de um estudo exploratório mediante levantamento bibliográfico e de um survey, cuja amostra foi de 121 respondentes. As respostas foram coletadas por meio de um formulário eletrônico. Para a seleção dos respondentes, foi utilizada a técnica de amostragem denominada de bola de neve. Creswell (2012, p. 2012) define a snowball sampling como um tipo de amostragem intencional que acontece quando o pesquisador pede ao participante que recomende outra pessoa para ser amostrado.
Os dados coletados foram tratados, tabulados e analisados por meio do software Microsoft Excel™ que permite a elaboração de tabelas e gráficos, bem como a extração de estatísticas descritivas. E as respostas abertas foram analisadas com o auxílio de aplicativo de criação de nuvem de palavras que auxiliam a análise das respostas por evidenciarem os trending topics, isto é, quais temas receberam maior atenção dos pesquisados. As nuvens de palavras vêm sendo muito utilizadas como ferramentas (PRAIS; ROSA, 2017) de apoio à análise de conteúdo (BARDIN, 2011).
Por meio do home office, as empresas podem promover a humanização do trabalho e alinharem-se com as práticas ESG, como uma abordagem fundamental para o sucesso e a sustentabilidade das próprias organizações. Ao valorizar as pessoas, promover o bem-estar e criar um ambiente de trabalho saudável. Além disso, as organizações podem obter benefícios significativos, incluindo colaboradores mais satisfeitos, maior retenção de talentos e maior produtividade.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. CRESWELL, J. W. Educational research: Planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. Boston: Pearson, 2012. LIMONGI-FRANÇA, A. C. (2012). Humanização nas organizações. São Paulo: Atlas, 2012. PRAIS, J. L. de S.; ROSA, V. F. da. Nuvem de palavras e mapa conceitual: estratégias e recursos tecnológicos na prática pedagógica. Nuances: Estudos sobre Educação, 28(1), 201-219, 2017. ROMARO, P.; SERRALVO, F. A. ESG: uma visão plural. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2022.