Resumo

Título do Artigo

Alternatividades e desafios de uma organização educacional no contexto hegemônico contemporâneo
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Organizações alternativas
Educação
Desafios

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Organizações Não-Convencionais

Autores

Nome
1 - Laira Gonçalves Adversi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Rene Eugenio Seifert
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Programa de Pós Graduação em Administração

Reumo

Este estudo investiga uma organização de educação alternativa. Trata-se de uma pesquisa indutiva em fase de construção. Por isso, não define um referencial teórico, mas traz reflexões acerca de possibilidades teóricas, a partir dos dados de campo. A organização foi analisada enfatizando seus aspectos de alternatividade e seus desafios, por meio de quatro categorias de análise, a saber: 1) educação , 2) espiritualística, 3) socioeconomia, 4) centralidade do líder.
Este estudo tem o objetivo de compreender os aspectos de alternatividade e desafios de uma organização de educação alternativa para crianças e adultos, situada em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul.
O suporte teórico adotado como ponto de partida para a investigação toma a literatura que trata das diferenciações entre organizações convencionais e organizações alternativas. As organizações convencionais, de forma ampla, constituem um modelo dominante imposto, de caráter empresarial, funcionalista e exclusivamente mercadológico (Misoczky, 2010; Costa et al.,2018 ). As organizações alternativas, de forma ampla, se contrapõem às organizações convencionais, não se submetendo aos seus pressupostos (Barcellos et al., 2014;2017).
Esta pesquisa qualitativa adota prioritariamente a perspectiva indutiva. Caracteriza-se como estudo de caso orientado por uma abordagem exploratória-descritiva. Os dados primários foram coletados por meio de observações participantes e não participantes e entrevistas semiestruturadas e não estruturadas. Os dados secundários foram obtidos por meio das informações disponibilizadas publicamente na internet e em redes sociais. A análise de dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo.
A dimensão educacional indica que a mudança do ser humano adulto é mais importante do que novas metodologias de ensino. Nesse aspecto, o desafio refere-se à adequação às normas curriculares nacionais. A espiritualística revela a sacralidade das pessoas e da Terra, valorizando o sentir e a ausência de posicionamento político-partidário. Um desafio é conciliar essa dimensão com os fatores materiais. A socioeconomia aponta para limites às premissas capitalistas, com o desafio em lidar com as tensões financeiras. A centralidade do líder mostra-se como um desafio ao próprio administrador.
O estudo toma como ponto de partida a literatura que trata das diferenciações entre organizações alternativas e convencionais. Porém, por adotar uma perspectiva prioritariamente indutiva, e por estar em processo de construção, as reflexões teóricas são preliminares. Além disso, a pesquisa, para justificar sua relevância em investigar uma organização educacional, apoiou-se, preliminarmente, na literatura crítica das organizações educacionais convencionais e em estudos de organizações alternativas de ensino.
Barcellos, R. M. R., Dellagnelo, E. H., & Salles, H. K. (2017). Reposicionando conceitos: a organização fora dos eixos. Revista de Administração de Empresas, 51(1), 10-21. Costa, P. A., Seifert, R. E., Meira, F. B., & Hocayen-Da-Silva, A. J. (2018). Provocações epistemológicas, teóricas e metodológicas a partir de experiências empíricas de organizações alternativas e contra hegemônicas. Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, 5(13), 477-495.