Resumo

Título do Artigo

Análise Bibliométrica sobre a Produção Acadêmica pós Acordo de Paris sob Viés de Subsídios Fiscais
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Acordo de Paris
Subsídios
Bibliometria

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Cybele Troina do Amaral
FUCAPE Business School - Rio de Janeiro

Reumo

A elevação das médias históricas de temperatura global é um problema mundial, seu reconhecimento foi ratificado com a convergência acerca dos resultados do Acordo de Paris em 2015, onde mais de 190 países acordaram reduzir a emissão de gases de efeito estufa (Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, 2015). Por evidente, o modal rodoviário possui significativa contribuição no agravamento das questões ambientais referentes ao aquecimento global, visto a potente emissão de dióxido de carbono em sua atividade.
Nesse sentido, surge o seguinte problema de pesquisa: como a produção acadêmica reagiu após países aderirem ao Acordo de Paris, sob o viés tributário, especificamente aos subsídios fiscais para veículos elétricos? O objetivo geral desta pesquisa é verificar a produção acadêmica após países aderirem ao Acordo de Paris, sob o viés tributário, especificamente os subsídios fiscais para veículos elétricos. Para tanto, será realizada uma análise bibliométrica a partir da assinatura do acordo em 2015 até dias atuais, 2023.
Entre 2015 e 2019 a preocupação com as mudanças climáticas aumentou estatisticamente nos países da UE, em parte pela maior divulgação de informações após o Acordo de Paris, movimentos contra mudanças climáticas e eventos climáticos extremos, sendo as maiores identificadas no Reino Unido, Estônia e Dinamarca (JAKUČIONYTĖ-SKODIENĖ E LIOBIKIENÈ, 2022). Estudo de Jiang, Xu e Zhou (2023) demonstraram em sua pesquisa que através da regulamentação política de subsídios de proteção ambiental, o governo estimula as empresas a realizar a inovação verde.
Ao chegar na amostra final de 36 artigos, verificou-se nos anos 2015 e 2016 foram publicados somente um artigo sobre a temática pesquisa, nenhum em 2017, tendo seu pico de publicações no ano de 2021, com 12 artigos. Produção acadêmica por país demonstra novamente a predominância da China na pesquisa sobre emissões de carbono, acordo, subsídios e impostos, com 20 autores. Países com maiores autores citados nos artigos revela novamente a predominância de autores chineses, com 165 referências. Formou-se três clusters de palavras: emissão de carbono; controle de emissões e gases de efeito estufa.
Concluiu-se que a pesquisa acadêmica após a adesão de diversos países ao Acordo de Paris, sob o ponto de vista de subsídios fiscais para a redução de emissões de gases do efeito estufa não fez com que se notasse um aumento expressivo. Observa-se grande prevalência da China no assunto, principalmente por serem os autores mais referenciados na temática. Nota-se uma tendência na preocupação com o meio ambiente ao verificar as palavras mais citadas nos artigos: emissão de carbono, dióxido de carbono e controle de emissões.
AL-DAL’AIN, Reema; CELEBI, Dilay. Planning a mixed fleet of electric and conventional vehicles for urban freight with routing and replacement considerations. Sustainable Cities and Society. v. 73, 2021. ISSN 22106707. DOI: https://10.1016/j.scs.2021.103105. HEYL, Katherine; EKARDT, Felix; SUND, Lennard; ROOS, Paula. Potentials and Limitations of Subsidies in Sustainability Governance: The Exa