Resumo

Título do Artigo

Hogwarts Como Caso Para Ensino de Cultura Organizacional
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Cultura organizacional
Harry Potter
Hogwarts

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Davi Luis Silva Prado e Sousa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Campus Rio Paranaíba
2 - Patrícia Rosvadoski da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Campus de Rio Paranaíba

Reumo

Este caso para ensino aborda a cultura organizacional única da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts como um exemplo fascinante de como os elementos culturais impactam o ambiente e o desempenho dos alunos. Explorando os valores de cada casa (Grifinória, Corvinal, Lufa-Lufa e Sonserina), as figuras de autoridade como os diretores, a celebração da diversidade, o senso de pertencimento e lealdade, além dos rituais como o Chapéu Seletor e a Sala Precisa, os estudantes são desafiados a analisar como esses fatores contribuem para o sucesso da escola mágica.
O caso tem como objetivo ensinar aos alunos os conceitos fundamentais de cultura organizacional por meio de uma análise aprofundada da cultura única e envolvente da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Ao explorar os valores, tradições, rituais e liderança de cada casa, os estudantes irão compreender como a cultura impacta o ambiente e o desempenho dos alunos. Além disso, eles serão desafiados a identificar paralelos com organizações do mundo real e a refletir sobre a importância da cultura na formação de uma identidade organizacional forte e bem-sucedida.
A principal fonte de informações foi a série de filmes de Harry Potter. A análise fílmica foi usada para identificar cenas e diálogos relevantes que retratam a cultura da escola, seus valores e tradições.
As disciplinas sugeridas para uso do caso são: Administração, Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional e Liderança.
Francischeto, L. L., & Neiva, E. R. (2019). Inovação nas empresas e orientação cultural à inovação: Um estudo multinível. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 20. Horne, I. M. T., Veggeland, F., Bååthe, F., Drewes, C., & Rø, K. I. (2023). Understanding peer support: a qualitative interview study of doctors one year after seeking support. BMC Health Services Research, 23(1), 324. Mouta, C., & Meneses, R. (2021). O impacto das características do CEO na cultura organizacional e no efeito silo. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 23, 207-225.