Resumo

Título do Artigo

TRANSFORMANDO CIDADES: O PAPEL DA PROXIMIDADE TECNOLÓGICA NO DESENVOLVIMENTO URBANO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Proximidade tecnologica
Ecossistema urbano
Desenvolvimento urbano

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Governo Eletrônico, TICs para Desenvolvimento, Cidades Inteligentes, Governo Aberto, Blockchain no Setor Público

Autores

Nome
1 - Michele Kremer Sott
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
2 - Mariluza Sott Bender
UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL (UNISC) - Santa Cruz do Sul
3 - Kamila da Silva Baum
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS - Porto alegre

Reumo

A proximidade tecnológica explica como as mudanças tecnológicas em determinada região são capazes de gerar novas indústrias, fomentar mercados, desenvolver regiões especializadas e incentivar a geração e compartilhamento de conhecimento. Assim, a proximidade gera espaços de conhecimento no qual interagem os diversos atores urbanos, como governos, organizações públicas e privadas, instituições de ensino e sociedade civil organizada, para a geração de inovações e transformações urbanas que favoreçam o desenvolvimento da região (BOSCHMA, 2022).
Considerando evidências teóricas de estudos prévios (BALLAND; BOSCHMA, 2021) que utilizaram a proximidade tecnológica, este estudo busca compreender, por meio de uma revisão de escopo da literatura, de caráter crítico-reflexivo, o potencial da proximidade tecnológica para mitigar os efeitos da adoção tecnológica. Busca-se identificar lacunas para construir proposições que possam dar suporte a estudos futuros. Ancora-se, portanto, na seguinte questão de pesquisa: como os espaços de conhecimento criados a partir da proximidade tecnológica mitigam os efeitos da complexidade da adoção tecnológica?
Evidências mostram que, historicamente, regiões possuem maior probabilidade de diversificar no desenvolvimento, na adoção ou na transferência de tecnologias quando estas estão ramificadas com outras pré-existentes na região. Assim, para a evolução econômica de uma região em particular, é fundamental conhecer suas atividades e tecnologias pré-instaladas para que sirvam de alicerce para a adoção de novas tecnologias ou para a introdução de novas atividades econômicas (YEUNG, 2021).
Os resultados mostram que as principais vertentes literárias do campo de estudo abordam as capacidades locais e a transformação digital como fatores mediadores do processo de adoção tecnológica, ao tempo que impactam e são impactados pelo desempenho da proximidade tecnológica regional. Assim, percebe-se que a proximidade tecnológica mitiga os efeitos da complexidade da adoção tecnológica, embora possa ser melhor explorado através da análise das capacidades locais das regiões. Com base nos achados, este estudo propõe quatro proposições que podem nortear discussões futuras no campo de estudo.
Esta revisão de escopo faz uma breve introdução à proximidade tecnológica, suas relações com as capacidades locais regionais e com a transformação digital das cidades. Para cada ponto, são apontadas uma ou mais proposições de pesquisas futuras. Percebe-se que a proximidade tecnológica é capaz de identificar potenciais de desenvolvimento de atividades, indústrias e tecnologias em regiões, tanto mapeando sua evolução ao longo do tempo, quanto gerando um espaço de conhecimento capaz de guiar decisões futuras acerca do desenvolvimento econômico de cidades e regiões.
BOSCHMA, Ron, et al. Regional diversification in Brazil: the role of relatedness and complexity. Utrecht University, Department of Human Geography and Spatial Planning, Group Economic Geography, 2022. BALLAND, Pierre-Alexandre; BOSCHMA, Ron. Mapping the potentials of regions in Europe to contribute to new knowledge production in Industry 4.0 technologies. Regional Studies, 2021, vol. 55, no 10-11, p. 1652-1666. YEUNG, Henry Wai-chung. Regional worlds: from related variety in regional diversification to strategic coupling in global production networks. Regional Studies, 2021, vol. 55, no 6, p.