Resumo

Título do Artigo

ESG NAS AÇÕES DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Internacionalização do Ensino Superior
ESG
Sustentabilidade

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Sergio Henrique Arruda Cavalcante Forte
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
2 - Danielle e Silva Pinto
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
3 - CLÓRIS MARIA MARQUES FERREIRA
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza
4 - José Airton De Araujo Filho
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Pós Graduação
5 - Luana de Araujo Nascimento
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA

Reumo

ESG e Internacionalização de IESs são temas em evolução na literatura, entretanto não foi encontrada nenhuma produção com associação direta de internacionalização de IESs e os princípios ESG (environmental, social and corporate governance). Ao expandir os termos da busca para incluir as terminologias “corporate social responsibility”, “creating shared value”, “triple bottom line” e “corporate social performance” é que foi possível encontrar na plataforma Ebsco Host quatro pesquisas relacionadas à internacionalização de IESs.
O fenômeno dos estudos da sustentabilidade nas dimensões Econômica, Social e de Governança (ESG) vem se desenvolvendo na literatura, bem como o da Internacionalização de Instituições de Ensino Superior (IESs), demandando práticas para potencializar ações que agreguem valores sadios à sociedade. O estudo se propõe a responder a questão de pesquisa: como avaliar as iniciativas ESG nos processos de internacionalização das IESs? A partir desta provocação, o objetivo foi desenvolver instrumentos capazes de avaliar como as IESs incorporam o princípio ESG nessas iniciativas de internacionalização.
O referencial teórico utilizado para alcançar o objetivo foi levantado em torno da aplicação da temática ESG e seus critérios (ambiental, social e governança), além de perspectivas relevantes para a sustentabilidade em IESs. Toda a revisão buscou incluir, também, particularidades das IESs quanto à aplicação ESG e de internacionalização para melhor compreensão do fenômeno.
A partir de uma abordagem qualitativa de enquadramento exploratório, a pesquisa discutiu a literatura para apoiar a construção de dois instrumentos de coleta: um roteiro de entrevista estruturada e um questionário, ambos modelados para aplicação em professores ou staffs responsáveis pelos projetos ou iniciativas de internacionalização em suas respectivas IESs. Nos instrumentos são explorados aspectos ESG e de internacionalização relacionados à estratégia, compromissos, diversidade, inclusão e contribuição para a sociedade pelas IESs
A pesquisa evidenciou que estudos da temática ESG em Internacionalização de IES precisam avançar. Dada esta evidência e da investigação da literatura, elaboramos dois instrumentos de avaliação do fenômeno ESG na internacionalização das IES que poderão ser utilizados para fundamentar outras pesquisas futuras com vistas a explorar com mais precisão a lacuna, observando e analisando as ações de responsabilidade social, ambiental e de governança na gestão das instituições de ensino superior, como requisitos importantes para o processo de internacionalização.
Knight, J. (2012). Research in Comparative and International Education Volume 7 Number 1. www.wwwords.uk/RCIE Knight, J. (2021). Higher Education Internationalization: Concepts, Rationales and Frameworks. Revista REDALINT, 1(1), 65–88. Wit, Hans De. Hunter, Fiona. Howard, Laura. Egron-Polak, Eva. (2015) Internationalisation of Higher Education. Brussels: European Parliament, Directorate Wit, H. De(2020). O futuro da internacionalização do ensino superior em contextos globais desafiadores. ETD - Educação Temática Digital, 22(3), 538–545. https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659471