Resumo

Título do Artigo

MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIO EM UMA EMPRESA DO SETOR IMOBILIÁRIO POR MEIO DA NOTAÇÃO BPMN
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Palavras Chave

Modelagem de Processos de Negócios
Notação BPMN
Setor Imobiliário

Área

Artigos Aplicados

Tema

Operações

Autores

Nome
1 - Denise Luciana Rieg
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - São Bernardo do Campo
2 - Isabelly Santos de Freitas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - São Bernardo do Campo
3 - gabriel surita
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - são bernardo do campo
4 - Karen Moreno Rodrigues
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - São Bernardo do Campo
5 - Fernando Cezar Leandro Scramim
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - São Bernardo do Campo

Reumo

A modelagem de processos de negócio é uma ferramenta de gestão e comunicação extremamente relevante para garantir a qualidade dos processos da organização e promover sua melhoria contínua, o que impacta diretamente no fornecimento de serviços e/ou bens de alta qualidade aos seus clientes. Neste sentido, o objetivo geral desse estudo é registrar e analisar processos de negócio de uma empresa do ramo imobiliário por meio da notação BPMN, com a finalidade de entendê-los e aperfeiçoá-los no contexto dos objetivos estabelecidos pela organização.
Este estudo foi realizado é uma empresa nacional de capital fechado, localizada na cidade de São Paulo. Ela está presente no mercado imobiliário há mais de 10 anos e conta atualmente com cerca de 80 colaboradores. A empresa é especializada em desenvolver a governança financeira para operações imobiliárias realizadas por bancos de crédito, investidores, gestores de recursos, incorporadores e loteadores. Em 2019, a gestão por processos foi inserida na empresa.
A empresa estudada estabelece como meta operacional que todos os serviços prestados aos seus clientes não ultrapassem 25% do seu valor de venda. Entretanto, dois de seus processos de serviços, “Balancete Contábil” e “Diagnóstico Financeiro”, requerem um longo tempo de execução e suas entregas são postergadas diversas vezes, gerando retrabalho e altos custos que ultrapassam o teto de 25% do seu valor de venda. Além disso, a empresa não possui seus processos registrados na forma de mapeamento, dificultando suas análises para implementação de melhoria contínua.
Primeiramente foram levantadas as principais metas e objetivos da empresa. Em seguida, os processos escolhidos para análise foram registrados por meio da notação BPMN. As análises dos processos foram realizadas frente aos objetivos da empresa, pontos de melhoria foram identificados e um plano de ação foi estabelecido. Por fim, foram assinalados os principais benefícios da modelagem de processos de negócio (notação BPMN) alcançados na prática à luz do exposto na literatura.
Ao fazer uso da notação BPMN para registrar os processos foi possível detalhá-los e fornecer uma visão mais técnica de como os processos ocorrem na prática, identificar os gargalos, as atividades que não agregam valor, aquelas mal posicionadas no fluxo do processo e até mesmo a necessidade de inclusão de novas atividades para melhor funcionamento do processo. Também com a descrição atual e real dos processos (AS IS) por meio da notação BPMN, a empresa passou a ser capaz de levantar corretamente seus custos operacionais e analisá-los frente às metas estabelecidas.
A maior parte dos artigos publicados sobre a notação BPM a empregam no âmbito da tecnologia da informação e sistemas. As abordagens de BPM para gerenciar o ciclo de vida de processos de negócio e promover melhoria contínua apresentam menor número de publicações. Neste sentido, este estudo aplicado, contribui para a literatura acerca da abordagem BPM com foco na gestão organizacional.