Resumo

Título do Artigo

TURISMO EM ÁREAS RURAIS: Quais abordagens de métodos são adotadas?
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Turismo
Governança
Métodos de pesquisa

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Fernanda Évilin de Jesus Fortunato Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - CPNA
2 - Erlaine Binotto
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) - FACE
3 - MADALENA MARIA SCHLINDWEIN
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) - FACE
4 - Thais Cremon
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) - FACE

Reumo

Este estudo tem a finalidade de analisar as abordagens metodológicas nos estudos sobre turismo em áreas rurais. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura no período de 2017 a 2022, com análise de 49 artigos com ênfase nas abordagens qualitativa, quantitativa e mista. Três periódicos da área foram selecionados para as buscas: Tourism Management, Tourism Management Perspectives e Journal of Rural Studies.
Conhecer os métodos de pesquisa utilizados nos estudos em áreas rurais contribui para a evolução da ciência, assim surge a questão de pesquisa: Quais são as abordagens quantitativas, qualitativas e de métodos mistos utilizados nos estudos sobre turismo em áreas rurais? Com o propósito de responder esta questão de pesquisa, o objetivo deste estudo consiste em analisar o uso de métodos qualitativos, quantitativos e mistos nos estudos sobre turismo em áreas rurais. A presente pesquisa possui como referência o estudo de Strijker, Bosworth e Bouter (2020).
Os métodos de pesquisa aplicados nas ciências sociais são diferentes dos métodos aplicados nas ciências naturais (STRIJKER; BOSWORTH; BOUTER, 2020). Enquanto a abordagem nas ciências naturais é mais quantitativa, os estudos realizados na área das ciências sociais apresentam uma abordagem qualitativa. A escolha do método, seja positivista ou interpretativista está condicionada a questão de pesquisa do estudo (SOULARD et al., 2018).
A abordagem qualitativa tem sido utilizada com mais frequência nas pesquisas sobre turismo em áreas rurais. Sua adoção se justifica por permitir compreender um determinado fenômeno em maior profundidade, de forma interpretativa, com base no conhecimento, experiências e percepção dos envolvidos. Nos periódicos, percebe-se a aderência maior da abordagem qualitativa, seguida da abordagem quantitativa e de métodos mistos. Destaca-se que embora seja crescente a quantidade de trabalhos que a utilizem, a abordagem de métodos mistos ainda está longe de ser dominante.
No decorrer do estudo, observou-se que a aplicação da abordagem qualitativa tem ocorrido com mais frequência nas pesquisas sobre turismo em áreas rurais. Sua adoção ocorre pelo fato de compreender um determinado fenômeno em maior profundidade, de forma interpretativa, com base no conhecimento, experiências e percepção dos envolvidos, as estratégias de coleta e análise de dados mais representativos nas pesquisas qualitativas são as entrevistas, estudos de caso e grupos focais. Cabe salientar que poucos trabalhos não mencionaram de forma clara o uso do método.
SOULARD, J. et al. Social capital and destination strategic planning. Tourism Management, v. 69, p. 189–200, dez. 2018. STRIJKER, D.; BOSWORTH, G.; BOUTER, G. Research methods in rural studies: Qualitative, quantitative and mixed methods. Journal of Rural Studies, v. 78, p. 262–270, ago. 2020. YIN, X.; CHEN, J.; LI, J. Rural innovation system: Revitalize the countryside for a sustainable development. Journal of Rural Studies, v. 93, p. 471–478, jul. 2022.