Resumo

Título do Artigo

POLÍTICA DE DIVIDENDOS NO BRASIL: UM ESTUDO BASEADO NO CICLO DE VIDA DAS ORGANIZAÇÕES
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

POLÍTICA DE DIVIDENDOS
CICLO DE VIDA DAS ORGANIZAÇÕES
DECISÕES DE INVESTIMENTOS

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Capital, Dividendos e Fusões e Aquisições

Autores

Nome
1 - Ricardo de Souza
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - FCA - Faculdade de Ciências Aplicadas
2 - Johan Hendrik Poker Junior
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas

Reumo

A pesquisa relacionada à Política de Dividendos (PD) tem produzido contribuições significativas para empresas e investidores ao trazer respostas a questões não resolvidas. O tema ainda requer a atenção da academia, podendo trazer contribuições valiosas para empresas com diferentes características e em diferentes economias. Em específico, países em desenvolvimento e empresas em diferentes fases de seu ciclo de vida (CVO), representam oportunidades de pesquisa que ainda podem ser exploradas.
O Brasil (economia em desenvolvimento) possui algumas especificidades e legislações quando o assunto é política de dividendos. Embora diversos autores tenham se dedicado a pesquisar este campo e propor adequações, o espaço para amadurecimento dos conceitos ainda prevalece. Resultando em uma aparente ausência de uniformidade na Política de Dividendos no Brasil (LEITE; BAMBINO; HEIN, 2019). O objetivo deste trabalho é analisar a forma como os estágios do ciclo de vida em que a empresa se encontra ajudam a expressar a relação entre os fatores determinantes para Política de Dividendos.
De acordo com Baker (2009), três aspectos precisam ser balanceados ao estudar o desenvolvimento da política de dividendos, são eles: forças possivelmente conflitantes; a riqueza dos acionistas; e, como as empresas conseguem reter lucros, visando a exploração de oportunidades de crescimentos. Segundo o autor, o último aspecto é o ponto que une a política de dividendo aos Ciclos de vida das Organizações (Baker, 2009). Por ciclo de vida das organizações entendemos a teoria que relaciona as fases de uma organização com o ciclo de vida biológico.
Neste estudo, utilizamos o modelo de Análise de Regressão Múltipla com dados em painel, por meio do software estatístico Stata (versão 14). A amostra utilizada foi composta por 258 empresas (não financeiras e de diversos tamanhos e setores), que resultou em 2.488 observações, com o recorte temporal de 2010 a 2020. Todos os dados foram extraídos da Refinitiv Financial Solutions, e analisados (para cálculo da variável) ou utilizado de forma original (quando constituía uma variável calculada).
As variáveis significativas no estágio da introdução são Tamanho e Instabilidade da Receita com coeficientes positivos; no estágio de crescimento são o ROA com comportamento positivo; no estágio da maturidade são ROA e Tamanho com coeficientes positivos, e Market to Book e Investimento com coeficientes negativos; e, no estágio de Turbulência (estágio 6) as variáveis significativas são Liquidez, com coeficiente positivo, e Endividamento, Investimento e Crescimento do Lucro operacional com coeficientes negativos. Os demais estágios apresentaram número de observações insuficientes.
Concluímos que, com base nos achados não rejeitamos a hipótese de influência do CVO sobre a política de dividendo, uma vez que ela é existente, e neste trabalho foi passível de análise nos estágios de nascimento, crescimento, maturidade e turbulência (estágio 6), os demais estágios apresentaram números de observação insuficientes e/ou não apresentaram variáveis significativas.
DICKINSON, V. Cash flow patterns as a proxy for firm life cycle. The Accounting Review, v. 86, n. 6, p. 1969-1994, 2011. DROBETZ, W.; HALLING, M.; SCHRÖDER, H. Corporate life-cycle dynamics of cash holdings. Swedish House of Finance Research Paper, n. 15-07, 2015. HABIB, A.; HASAN, M.M. Corporate life cycle research in accounting, finance and corporate governance: A survey, and directions for future research. International Review of Financial Analysis, v. 61, p. 188-201, 2019. SALSA, L.A Política de Dividendos e o ciclo de vida das empresas. 2008. 325 f. Tese (Gestão, especialidade de Finanças