Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE CARREIRAS CRIATIVAS: singularidades, desafios e perspectivas
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Carreiras Criativas
Carreiras
Carreiras Artísticas

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras de Pessoas e Organizações

Autores

Nome
1 - Roberto Guanabara Calasans
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA) - Campus Juazeiro
2 - Eduardo Paes Barreto Davel
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - EAUFBA

Reumo

As carreiras criativas descrevem as experiências de indivíduos inseridos nas indústrias criativas e que lidam com a criatividade no seu dia a dia profissional. O seu estudo, como subcampo das carreiras, remonta à década de 1980, através de pesquisas que analisam a convergência entre artes, negócios e tecnologia. Contudo, o maior desenvolvimento se deu a partir da década de 2000, com a expansão da quantidade de trabalhos bem como da variedade de temas e abordagens. Foi realizada uma revisão da produção acadêmica sobre carreiras criativas em variadas bases de dados nacionais e internacionais.
Este artigo tem como objetivo integrar e consolidar a produção acadêmica sobre gestão de carreiras criativas, visando estabelecer um caminho teórico propício para a realização de futuras pesquisas. Embora este seja um campo com quantidade crescente de estudos, poucos se dedicaram a realizar revisões sistemáticas da produção acadêmica. Além disso, percebe-se um foco na análise das carreiras criativas sob a perspectiva das principais teorias de carreira, sem integração significativa da produção existente. Essa integração foi o foco desta pesquisa.
A pesquisa está fundamentada na produção acadêmica existente no campo das carreiras criativas, envolvendo profissionais das artes, como a música, a dança, o teatro, e de outros ramos que atuam com a criatividade, como a publicidade e a arquitetura. Foram identificadas dezenas de artigos, livros e capítulos de livros, dissertações e teses que fundamentam as categorias definidas neste estudo.
A partir de uma revisão da produção acadêmica em carreiras criativas, foram identificadas suas singularidades (processo intermitente de empreendedorismo por projetos, processo hipersensível de criação e um processo hipertensionado de trabalho), tipos (individuais, coletivas e por portfólio) e formatos de gestão (completa, especializada e simbiótica). Em seguida, foram apontados três desafios (imprevisibilidade do consumo, autenticidade da criação e insegurança do trabalho futuro) e três perspectivias da gestão de carreiras criativas (marketing e estratégica).
Identificados as principais singularidades das carreiras criativas, seus tipos e formatos de gestão, foi possível identificar três desafios importantes para seu desenvolvimento. Para lidar com tais desafios, a perspectiva de marketing se apresenta como um campo a ser explorado, especialmente na definição e gestão da identidade do profissional, o que permite uma melhor seleção e foco no público-alvo necessário. Além disso, a perspectiva estratégica pode contribuir com ferramentas variadas para serem utilizadas na prática da gestão das carreiras.
ALVES, A. B. Um estudo sobre a jornada profissional do artista e as teorias de carreira. Revista Pensamento & Realidade. V. 27, n. 4, p. 71-90, 2012. BENDASSOLLI, P. F.; WOOD JR., T.; KIRSCHBAUM, C.; CUNHA, M. P. Indústrias criativas: definição, limites e possibilidades. Revista de Administração de Empresas. V. 49, n. 1, p. 10-18, jan./mar., 2009. CALASANS, R.; DAVEL, E. P. B. Gestão de carreiras criativas: passado e futuro da pesquisa acadêmica. Políticas Culturais em Revista. V. 13, n. 1, p. 113-134, jan./jun., 2020. MATHIEU, C. Careers in Creative Industries. Estados Unidos: Routledge, 2012