Administração Pública
Engajamento no trabalho
Satisfação no trabalho
Área
Estudos Organizacionais
Tema
Comportamento Organizacional
Autores
Nome
1 - Amanda Cristina da Costa Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - Belém
2 - Carlos André Corrêa de Mattos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - Faculdade de Administração
3 - Daniel Barbosa Cabral UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA) - Parauapebas
4 - Luís Alberto Monteiro de Barros UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - Faculdade de Administração (FAAD/ICSA)
5 - Cristiano Descovi Schimith UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Reumo
O interesse em identificar as condições organizacionais e psicológicas capazes de incentivar os trabalhadores a ir além das obrigações de seus cargos avançou fortemente em praticamente todo o mundo e nos mais diversos setores da economia, especialmente na administração pública (BOYD; NOWELL, 2020). Neste sentido, temas como engajamento e satisfação no trabalho ganharam destaque entre os estudos organizacionais contemporâneos, especialmente pela relação com o bem-estar dos trabalhadores e os reflexos no desempenho individual, coletivo e organizacional (VORINA; SIMONIC; VLASOVA, 2017).
Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre engajamento e satisfação no trabalho e classificar os servidores da educação no que concerne a esses aspectos do comportamento organizacional e, com isso, busca responder ao questionamento: qual a relação e como se caracterizam o engajamento e a satisfação no trabalho entre servidores da educação?
O engajamento no trabalho é um construto motivacional (GUCHAIT et al., 2018), caracterizado pelo envolvimento físico, cognitivo e emocional dos trabalhadores com as atividades laborais (SIMPSON, 2009; MOREIRA et al., 2021). Por outro lado, a satisfação no trabalho expressa a capacidade do vínculo laboral em atender as necessidades e expectativas dos trabalhadores (DIANA; ELIYANA; PRADANA, 2020) e constitui-se como a síntese da avaliação da própria experiência laboral ou da experiência de terceiros (LEE, 2018; NURUNG et al., 2019; ALMEIDA et al., 2020).
O método deste estudo, conforme Gil (2014), é uma survey exploratória e descritiva com amostragem não probabilística por acessibilidade e tratamento quantitativo de dados. A coleta de dados ocorreu por meio da plataforma Survey Monkey®.O critério de inclusão foi ter vínculo ativo e regular com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC- Pa)e como critério de exclusão a recusa em participar da pesquisa. O questionário utilizou a Utrecht Work Engagement Scale (UWES-17) e Generic Job Satisfaction Scale (GJSS) e os dados forma tratados com uma combinação de técnicas estatísticas.
Os resultados mostraram servidores moderadamente engajados e satisfeitos com o trabalho, com predomínio da dedicação em comparação com o vigor e a absorção. A análise de correlações confirmou uma relação forte, positiva e significativa entre engajamento e satisfação no trabalho, convergindo com estudos internacionais. A regressão linear múltipla (RLM) confirmou a relação de dependência entre as dimensões do engajamento (VI) e a satisfação no trabalho (VD). A análise de clusters identificou três grupos com diferentes características e revelou que 38,53% são fortemente engajados e satisfeitos.
A pesquisa proporcionou contribuições teóricas e gerenciais. Na perspectiva teórica, os resultados convergiram com estudos internacionais e confirmaram relação positiva e significativa entre satisfação e engajamento no trabalho. Com isso, é possível afirmar que o engajamento no trabalho é capaz de explicar 63% da variância da satisfação com o trabalho. Os achados reforçam a compreensão da relação de dependência entre as dimensões do engajamento (vigor, dedicação e absorção) e a satisfação no trabalho.
BOYD, N. M.; NOWELL, B. Sense of community, sense f community responsibility, organizational commitment and identification, and public service motivation: a simultaneous test of affective states on employee well-being and engagement in a public service work context. Public Management Review, v. 22, n. 7, p. 1024-1050, mar. 2020.
GUCHAIT, P.; ZHAO, X.; MADERA, J.; HUA, N.; OKUMUS, F. Can error management culture increase work engagement in hotels? The moderating role of gender. Service Business, v. 12, n. 4, p. 757-778, dez. 2018.