Resumo

Título do Artigo

Áreas Corporativas: Geradoras ou Destruidoras de Valor? As Contribuições desse Segmento no Desempenho Empresarial
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Palavras Chave

Valor
Vantagem competitiva
Estratégia corporativa

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva

Autores

Nome
1 - MARCO PROVENZANO
Fundacao Getulio Vargas/EBAPE - RIO DE JANEIRO

Reumo

Os conceitos de valor e vantagem competitiva auxiliam a colocar em relevo as principais variáveis internas e externas responsáveis pela criação e captura de valor nas empresas. Contudo, há ainda a questão de como a sua articulação interna gera melhores resultados. É nesse contexto que a disseminação e uso do sistema de gestão baseado em valor (GBV) se apresenta, utilizando o conceito de valor econômico adicionado, concentrando-se em como utilizá-lo para tomada de decisões estratégicas e cotidianas, considerando os direcionadores de valor dos diferentes processos e atividades corporativas.
Para que se criem competências de vantagem competitiva alavancadas pela atuação estratégica do segmento corporativo, faz-se necessário um sistema de gestão que consiga traçar o correto diagnóstico de como essas áreas geram ou destroem valor a partir dos seus processos, para viabilizar o melhor modelo de atuação do corporativo e incentivar os gestores a seguirem por esse caminho. Diante disso, esse trabalho buscou uma resposta para o seguinte problema de pesquisa: Como as áreas corporativas contribuem para a criação de valor dentro do sistema GBV?
Goold et.al. (1998) salienta que uma atuação corporativa só se justifica se sua influência levar a um melhor desempenho do negócio do que ele alcançaria como entidade independente. O segmento corporativo deve realizar funções que as áreas de negócio seriam incapazes de realizar ou cujo custo-benefício não compense de ser feito de maneira descentralizada, ou ainda, deve influenciar os negócios a tomar decisões melhores do que eles seriam capazes de fazer por conta própria. Em resumo, uma estratégia corporativa precisa agregar mais valor do que custo ao negócio (Kruehler et.al., 2012).
Para atender aos objetivos propostos nesse estudo, foi realizada uma survey aplicada aos gestores de unidades corporativas e de negócios de uma empresa nacional de óleo e gás, ao longo do ano de 2020, analisando a relação entre os resultados da implementação de um sistema de gestão baseado em valor e a contribuição da atuação das áreas corporativas para o desempenho empresarial. Inspirado nos modelos de Kruehler; Pidun e Rubner (2012), foi estruturado um questionário capaz de representar as dimensões de atuação do segmento corporativo pra mensurar sua evolução após a implantação da GBV.
Para aferir a consistência interna do questionário e a correlação entre as dimensões mensuradas, foram aplicados testes de confiabilidade e validade, que apresentaram coeficientes confiáveis ou muito confiáveis. A partir do resultado da comparação de médias, é possível estabelecer uma visão inicial que corrobora com a hipótese de que a implementação de um sistema de gestão baseado em valor contribui para uma melhor atuação do segmento corporativo, com as seis dimensões de valor das estratégias corporativas afetadas positivamente. Tais resultados foram detalhados e clusterizados entre as áreas.
Os resultados encontrados neste trabalho contribuem para a ampliação do modelo de avaliação de desempenho das áreas corporativas, ao explorar formas de estruturar e avaliar as principais dimensões de valor presentes nas diversas atividades de apoio. A pesquisa demonstrou evidências de que a aplicação de um sistema GBV contribui positivamente para a atuação do segmento corporativo, alavancando os itens de geração de valor e mitigando os impactos de comportamentos que destroem valor.
CAMPBELL, A.; GOOLD, M.; ALEXANDER, M. Corporate Strategy: The Quest for Parenting Advantage. Harvard Business Review, 1995. COLLIS, David J.; MONTGOMERY, Cynthia A. Competing on resources. Harvard business review, 2008. GOOLD, Michael; CAMPBELL, Andrew; ALEXANDER, Marcus. Corporate strategy and parenting theory. Long Range Planning,1998. PORTER, Michael E.; KRAMER, Mark R. Creating shared value. In: Managing sustainable business. Springer, Dordrecht, 2019. STERN, Joel M. et al. The EVA challenge: implementing value-added change in an organization. John Wiley & Sons, 2001.