Coach
Discriminação no trabalho
Estratégia de Marketing
Área
Casos de Ensino
Tema
Casos de Ensino
Autores
Nome
1 - EDUARDO MARTINS DE ARRUDA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA
Reumo
O caso retrata a história de Mário, um jovem que decide retornar a sua cidade natal para revelar sua sexualidade para sua família. No entanto, é surpreendido por acontecimentos que o impedem momentaneamente de contar a verdade e o conduzem a assumir os negócios da família. Como a Cervejaria Brüderlich, uma empresa conservadora e tipicamente masculina, pode melhorar sua credibilidade perante a sociedade e aumentar participação de mercado pautadas no combate à discriminação de gênero e respeito à diversidade?
Busca discutir questões contemporâneas da sociedade como machismo e intolerância sexual. O ambiente organizacional se constitui como uma das esferas da vida em sociedade e assim sendo é um espaço de replicação de comportamentos sociais, sejam eles positivos ou negativos. • Discutir sobre práticas de machismo e homofobia dentro das organizações;
• Exercitar a elaboração de ferramentas gerenciais como estratégia de marketing.
O caso foi baseado no filme Quem Vai Ficar com Mário?, gênero comédia romântica, uma obra brasileira, dirigida por Hsu Chien, escrita por Stella Miranda, Luís Salém e Rafael Campos, lançada em junho de 2021 nos cinemas nacionais, diga-se de passagem mês que se comemora o Orgulho Gay. São alguns nomes que compõem o elenco: Daniel Rocha (Mário Brüderlich), Felipe Abib (Fernando), Rômulo Arantes Neto (Vicente Brüderlich), Letícia Lima (Ana Melo), Nany People (Lana), Alice Borges (Janaína), José Victor Castiel (Antônio Brüderlich) , Marcos Breda (Salvador), Elisa Pinheiro (Bianca Brüderlich), etc
Este caso foi pensado para aplicação em cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu e stricto sensu em disciplinas de Comportamento Humano nas Organizações, Administração de Recursos Humanos, Cultura e Mudança nas Organizações, Planejamento de Marketing, Marketing Estratégico, entre outros.
HANASHIRO, D.M.M.; TEIXEIRA, M.L.M. Gestão do Fator Humano: uma visão baseada na era digital. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2021
KRAUSZ, Rosa R. Coaching executivo: a conquista da liderança. São Paulo: Nobel, 2007.
LÍDER Coach. 2010. Disponível em: Acesso em: 09 jul. 2022.
VAZ, D. V. O teto de vidro nas organizações públicas: evidências para o Brasil. Economia e Sociedade, v. 22, n. 3, p.765-790, 2013. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2022.