Resumo

Título do Artigo

CHOQUE EXÓGENO: EFEITO HIERÁRQUICO DA CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO INDUSTRIAL EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Choque Exógeno
Planejamento Estratégico
Modelagens Econométricas

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Elimar Veloso Conceição
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA-RP
2 - Fabiano Guasti Lima
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Departamento de Contabilidade

Reumo

Choques de incertezas podem ser produzidos por eventos diversos e inesperados que podem gerar grande instabilidade no mercado, como a crise financeira global, epidemia da síndrome respiratória aguda grave (SARS) e Covid-19 (HA; LEE; SO, 2021; HU et al., 2021). As incertezas econômicas e os choques monetários são refletidos para o mercado por meio de reações dos investidores às notícias econômicas e monetárias, uma vez que elas influenciam diretamente a exposição ao risco no qual o investidor será submetido (MARSCHNER; CERETTA, 2021).
Não há trabalhos que avaliam os efeitos exógenos da Pandemia de Covid-19 no Índice de Confiança do Empresário Industrial. Desta forma, este trabalho tem por objetivo avaliar a relação existente entre o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) e a Pandemia de Covid-19 e com caso exista, se este efeito é homogêneo para todas as regiões analisadas.
Os índices de confiança são indicadores que tem por objetivo refletir a percepção de determinados grupos, sobre o contexto presente e futuro da economia (GRAMINHO, 2018; PAN, 2020). Silber (2020) destaca que a pandemia causa um efeito exógeno na economia, resultando em uma desorganização e um descompasso no mundo econômico e financeiro. Zamberlan et al. (2020) destacam o efeito negativo que a pandemia de Covid-19 causou nos indicadores que medem o Índice de Confiança dos Consumidores.
A pesquisa aqui apresentada possui natureza exploratória, com o objetivo de buscar padrões, ideias ou hipóteses, tendo natureza quantitativa para o levantamento e análise de dados (GIL, 2008). O método utilizado está baseado em modelagens econométricas com a utilização de Modelos Lineares Generalizados Longitudinais (GEE) e de Modelos Lineares Generalizados Multinível (GLLAMM) conforme apresentado por Gujarati e Porter (2009), Hair et al. (2016) e Fávero e Belfiore (2017).
Os resultados são consistentes com o trabalho de pesquisas anteriores apresentados por Silber (2020), Miklian e Hoelscher (2021), Garretsen et al. (2022) e Zamberlan et al. (2020), reforçando que fatores exógenos como pandemias e crises financeiras influenciam negativamente no nível de confiança dos investidores, neste estudo em específico, no índice de confiança do empresário industrial (ICEI). Entretanto, ao avaliar o efeito do agrupamento regional da relação entre a pandemia de Covid-19 e o ICEI, os resultados não apresentaram significância estatística.
Por meio de dados em painel pelo método de Efeito Fixo Robusto, identificou-se que há uma relação inversa entre o aumento de número de caso de infectados por Covid-19 e o ICEI. O mesmo ocorre, com um coeficiente ligeiramente menor, com o número de mortes por Covid-19. Entretanto, ao avaliar o efeito regional da relação entre a pandemia de covid e o Indicador de Confiança do Empresário Industrial, por meio de Modelos GLLAMM, os resultados não apresentaram significância, reforçando que o efeito do choque exógeno tem uma distribuição praticamente homogênea nos setores analisados.
FÁVERO, L. P. B. P. T. R. T. S. J. Métodos quantitativos com stata : procedimentos, rotinas e análise de resultados. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P. Manual de análise de dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. v. 1. ed. GARRETSEN, H. et al. The pandemic that shocked managers across the world: The impact of the COVID-19 crisis on leadership behavior. The Leadership Quarterly, p. 101630, jun. 2022. HAIR, J. F. et al. Multivariate Data Analysis. 7. ed. New York: Pearson Education Limited, 2016.