Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE VIABILIDADE FINANCEIRA DE UM PROJETO EM UMA PLANTA DE MOAGEM DE CALCÁRIO USANDO SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO.
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Viabilidade financeira
Simulação de Monte Carlo
Avaliação Financeira de Projetos

Área

Finanças

Tema

Decisões de Investimento Empresarial

Autores

Nome
1 - José Ronaldo do Nascimento
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Formiga - MG
2 - NATAN FELIPE SILVA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Formiga
3 - Wesllay Carlos Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG) - Varginha
4 - Lucas Maia dos Santos
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Campus Sabará

Reumo

As decisões gerenciais são tomadas no intuito de agregar valor e maximizar resultados, sejam, tanto para sobrevivência das organizações, para arcar com seus custos operacionais, também para gerar resultados para os steakeholders. A tomada de decisão na área de mineração de produtos agrícolas considera o mercado e as perspectivas de aumento da produção denotando a importância da existência de insumos e equipamentos que propiciem condições de crescimento que o setor projeta e evite os efeitos negativos da sua falta como ocorreu com a crise dos semicondutores e seus efeitos no agronegócio.
Analisar a viabilidade de investimento, por meio de simulações de cenários, baseado no modelo de Monte Carlo aplicado sobre índices de viabilidade financeira, pode contribuir para a tomada de decisão em uma planta de moagem de calcário agrícola? O objetivo geral é avaliar a análise de viabilidade financeira e estatística de investimento em um novo equipamento de moagem destinado a uma planta de produção de calcário agrícola se mostra viável financeiramente.
O processo de tomada de decisão pode apresentar complexidade na área de mineração como menciona Rodrigues et. al (2020) ao afirmar que “a decisão de investir em projetos de mineração é estratégica”. Sauvageau e Kumral (2018) entendem que “os projetos de mineração estão sujeitos a múltiplas fontes de incertezas de mercado”. Para Yu, Gao, Sun (2016) e Kumar, et. Al. (2016) o projeto na área de mineração é um importante instrumento para a tomada de decisão de investimento.
A pesquisa foi realizada em uma indústria de calcário onde se pretendeu avaliar a viabilidade econômica-financeira para ampliação de uma planta de moagem de calcário agrícola. Utilizou-se o modelo de simulação de Monte Carlo por meio da geração de números aleatórios fundamentados na distribuição de probabilidade normal para projetar os fluxos de caixa livre e então estimar os indicadores de TIR e VPL para cada cenário, que serviram de base para analisar a viabilidade econômica do projeto.
Através das saídas obtidas pelas simulações utilizando o Modelo de Monte Carlo chegamos a 10 mil cenários onde pode-se estimar intervalos de confiança para o VPL e a TIR. O resultado obtido com a análise para o VPL foi um intervalo de confiança que varia entre R$1.500.327,13 e R$1.595.814,88 com nível de confiança de 95% e que a TIR varia entre 0,315994 e 0,316994 com nível de confiança de 95 % indicado a viabilidade do projeto. Com uma tolerância estimada em 2%.
Conclui-se que o projeto é viável e que o Modelo de simulação de Monte Carlo aplicado conjuntamente com os indicadores de viabilidade financeira com a TIR e o VPL fornece condições adequadas para a tomada de decisão fundamentada em parâmetros estatísticos.
HULL, John C. Opções, futuros e outros derivativos. Tradução: Francisco Araújo da Costa ; revisão técnica: Guilherme Ribeiro de Macêdo. – 9. ed. – Porto Alegre : Bookman, 2016. MORETTIN, Pedro A. ; BUSSAB, Wilton de O. A. Estatística básica. 6. ed. São Paulo: Atual, 2010. MONTGOMERY, Douglas, C. Introduction to Statistical Quality Control, 6. Edition. SAMANEZ, Carlos. Patrício. Matemática Financeira. 5. Ed. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2010. 274 p.