Resumo

Título do Artigo

MELHORIA DA PERFORMANCE E PRODUTIVIDADE DOS OPERADORES DE EQUIPAMENTO EM UM TERMINAL PORTUÁRIO EM SANTOS
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Desenvolvimento de negócios
produtividade
inovação

Área

Artigos Aplicados

Tema

Operações

Autores

Nome
1 - Lenilton Jordão da Silva
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Consolação
2 - Adilson Caldeira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios

Reumo

O texto relata a ação intervencionista aplicada às operações da DP World Santos, um terminal que integra o maior complexo portuário brasileiro. O objetivo geral do projeto foi avaliar a performance, identificar meios para o aumento da eficiência da mão de obra que opera equipamentos portuários, implementando estratégias para a melhoria da produtividade e favorecendo o planejamento da força de trabalho. Aplicado à gestão das operações da subsidiária brasileira do grupo, o projeto resultante tornou-se referência para replicação em outras unidades internacionais da DP World Global.
Grande parte das exportações brasileiras é realizada via modal hidroviário, o que confere relevância à eficiência logística portuária para o desenvolvimento econômico do país. A modernização dos portos é importante para conferir-lhes maior produtividade. Assim, a ociosidade da mão de obra na operação de equipamentos de um terminal portuário semiautomatizado constitui um problema a ser evitado, o que motivou a elaboração do projeto aqui descrito, destinado a promover melhorias de performance com foco na redução de tempo ocioso na operação dos equipamentos.
Com base em dados relativos a horas disponíveis e efetivamente produtivas da força de trabalho contabilizados pela empresa, identificou-se ociosidades dos equipamentos decorrentes de fatores que prejudicam a produtividade dos operadores e influenciam os custos da operação. Constatou-se a necessidade de melhoria no planejamento e controle da aplicação de mão de obra e alocação dos recursos de acordo com a demanda. Compreenderam-se, assim aspectos que resultam em desempenho insatisfatório e que, em conjunto, põem em risco o bom desempenho estratégico e a competitividade do negócio.
A partir da identificação de causas de desempenho insatisfatório e de potenciais melhorias, a intervenção proposta consiste em diversas ações. As primeiras foram a implantação de um sistema de medição da efetividade no trabalho e da efetiva utilização dos equipamentos em comparação ao seu potencial. Outras são o mapeamento das paradas durante a jornada de trabalho, planejamento da operação considerando o potencial produtivo de máquinas e operadores, e a reestruturação dos acordos coletivos, adequando os parâmetros dos direitos dos trabalhadores à demanda produtiva de seus postos.
O projeto resulta na redução dos custos de mão de obra, melhoria nos indicadores de performance e produtividade dos equipamentos e de seus operadores no funcionamento do terminal portuário, mitigando a ocorrência de incidentes e melhorando o planejamento das operações. Passou-se a contar com dados para a análise de produtividade da mão de obra e equipamentos, até então não praticados. O impacto, portanto, é na melhoria da eficiência da operação, criando valor com aumento de vantagem competitiva, redução da ociosidade e, consequentemente, otimização no dimensionamento de custos.
Além dos efeitos benéficos à empresa, o projeto proporciona aprendizagem pela experiência com sua elaboração e execução, refletindo-se em âmbito coletivo na organização e influenciando suas decisões futuras. A narrativa da experiência, com descrição do método seguido, conduz à possibilidade de replicação dos procedimentos no enfrentamento de situações equivalentes em outras organizações. A melhoria da produtividade promove condições favoráveis ao desenvolvimento de negócios, conferindo-lhe prosperidade que beneficia o desenvolvimento econômico e social da comunidade em que a empresa se insere.