Governança Analítica
Revisão Sistemática da Literatura
Analytics
Área
Tecnologia da Informação
Tema
Ciências de dados e Inteligência analítica
Autores
Nome
1 - Aline Rossales Sengik UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração
2 - Antonio Carlos Gastaud Maçada UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós-graduação em Administração
Reumo
A crescente dependência de dados e o uso de análises cada vez mais presente nas organizações tornaram os dados e as análises os principais impulsionadores da estratégia de negócios para gerarem valor. Esses aspectos acabam exigindo estruturas e políticas organizacionais gerando assim, a necessidade de modificar o atual papel da governança desempenhado nas organizações. Dessa forma, essa crescente adoção de análise de dados como forma de criar valor organizacional destacou a necessidade da implementação de uma governança em torno do processo de análise.
A importância estratégica de um ambiente analítico para as organizações na obtenção de vantagem competitiva tem chamado a atenção de alguns pesquisadores para o desenvolvimento de pesquisas nesta área. Entretanto, ainda são escassos os estudos que exploram a governança em torno do processo de análise. Assim, este artigo objetiva propor uma revisão e análise do estado atual da pesquisa sobre governança analítica, buscando identificar os principais fatores relacionados à governança no atual contexto da função analytics, utilizando como método a Revisão Sistemática da Literatura.
A crescente adoção de análise de dados como forma de criar valor organizacional destacou a necessidade de uma governança relacionada às atividades de análise de dados (Baijens et al., 2022). Além disso, as diversas técnicas de análises utilizadas pelas organizações, também evidenciaram a necessidade de uma governança eficaz que auxilie no delineamento das funções e responsabilidades dos dados e análises (Fadler & Legner, 2021). Segundo Espinosa e Armour (2016), as organizações baseadas em análise devem abordar a governança como forma de definir, priorizar e rastrear as iniciativas analíticas.
A discussão baseou-se no portfólio bibliográfico de 30 artigos selecionados e recuperados da base eletrônica Scopus. O estudo identificou os principais assuntos abordados nas pesquisas sobre analytics e os elementos que direcionam os estudos sobre governança no contexto analytics, os quais foram categorizados em dez principais tópicos. Após a análise, elaborou-se uma agenda de pesquisa futura, como forma de auxiliar os pesquisadores a delinear futuras pesquisas sobre a Governança Analítica nas organizações.
Foi possível traçar um panorama dos estudos realizados sobre governança no contexto analytics, evidenciando-a como uma área de pesquisa em desenvolvimento. A pesquisa constatou uma pluralidade nas categorias dos temas abordados nos estudos dessa temática, entretanto, o número relativamente baixo de estudos em cada categoria, mostra que essa temática não amadureceu o suficiente entre os pesquisadores, sugerindo que há um potencial para o desenvolvimento de mais pesquisa nessas categorias identificadas durante a análise dessa revisão.
Baijens,J, Huygh, T., & Helms, R. (2022). Establishing and theorising data analytics governance: a descriptive framework and a VSM-based view. Journal of Business Analytics, 5(1), 101-122.
Espinosa, J. A., & Armour, F. (2016). The big data analytics gold rush: a research framework for coordination and governance. In 2016 49th Hawaii International Conference on System Sciences, 1112-1121.
Fadler, M., & Legner, C. (2021). Toward big data and analytics governance: redefining structural governance mechanisms. In Proceedings of the 54th Hawaii International Conference on System Sciences, 5696.