estilo de gestão,
engajamento no trabalho,
comportamento organizacional
Área
Gestão de Pessoas
Tema
Liderança e suas Dimensões
Autores
Nome
1 - Heloisa Porto Soares FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - esag
2 - Ana Paula Grillo Rodrigues FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
Reumo
A função gerencial em um contexto organizacional é essencial, demandando uma visão sistêmica, entendendo as necessidades do negócio, das pessoas, permitindo crescimento do time e da organização em sintonia. O estilo de gestão influencia o processo decisório, a comunicação e a cooperação entre as pessoas, como a liderança é exercida e as forças motivacionais agem no contexto empresarial. Essa habilidade para lidar com pessoas é essencial para a sobrevivência, crescimento e competitividade do negócio, representando um grande diferencial, à medida que um time engajado.
Os desafios encontrados pelos gestores para manter altos níveis de engajamento em seus grupos em prol do crescimento empresarial são amplos, especialmente no setor de tecnologia que prevê uma grande alavancagem, mas também grande escassez de profissionais (ACATE, 2020). Assim se faz necessário investigar as influências existentes entre estilo de gestão e o engajamento do grupo trabalho, para melhor compreensão das forças que agem e também o que pode contribuir para a gestão, o melhor desempenho organizacional e maior qualidade de vida no trabalho.
O gestor desempenha diversos papéis na organização, sejam eles interpessoais, informacionais ou decisoriais (MINTZBERG, 2010). Para este estudo utiliza-se como base os quatro estilos de gestão classificados por Likert (1975;1979), em um sistema divido entre autoritário, benevolente, consultivo e participativo.
O engajamento, definido como um estado psicológico positivo e gratificante em relação ao trabalho, relacionado à realização do trabalho, demonstrando sinal de saúde do trabalhador, é caracterizado por vigor, dedicação e absorção (SCHAUFELI et al., 2002).
Esta pesquisa foi realizada em uma abordagem mista, qualitativa e quantitativa, sequencial, em duas fases. Para compreender o estilo de gestão do gestor foi feito uma entrevista semiestruturada. Para obter informações sobre os níveis de engajamento do grupo de cada gestor foi aplicado um questionário com cada membro do grupo a fim de compreender as influências existentes entre os construtos (BRYMAN, 2004). Para isso optou-se por uma pesquisa descritiva exploratória (SCHWANDT; GATES, 2018), em corte transversal nos meses de abril e maio de 2022 em empresas de tecnologia.
Os estilos de gestão pesquisados se encaixam no modelo participativo. As decisões são conduzidas em conjunto, descentralizadas, as informações estão disponíveis aos tomadores de decisão, a comunicação é multidirecional, há cooperação, trocas e formação de laços no grupo, com apoio e ajuda mútua e as recompensas são também simbólicas, sociais e materiais, e com raras punições. O estilo de gestão influencia o vigor do grupo. Um gestor presente e acessível, traz sua bagagem de experiência e conhecimento e lidera sendo exemplo elevando os níveis de engajamento.
A partir das falas dos sujeitos, observou-se que os gestores percebem a influência de seus comportamentos no engajamento das pessoas de seus grupos de trabalho e desenvolvem ações intencionais que o favorecem. O engajamento é estimulado por comportamentos positivos dos gestores. Quanto mais aberta a comunicação, mais acessível e flexível o líder, maior a inclusão das pessoas nos processos de planejamento, maior vínculo grupal, maior liberdade e autonomia para decisões e diversidade de forças de motivação, maior o impacto positivo do estilo de gestão sobre o engajamento do grupo de trabalho.
LIKERT, Rensis. Novos padrões de administração. São Paulo: Pioneira, 1975.
_____. A organização humana. São Paulo: Atlas, 1979.
MINTZBERG, Henry. Managing: desvendando o dia a dia da gestão. Bookman Editora, 2010.
SCHAUFELI, W. B. et al. The measurement of engagement and burnout: A two sample confirmatory factor analytic approach. Journal of Happiness Studies, v. 3, n. 1, p. 71-92, 2002.
SCHAUFELI, W.B.; BAKKER, A.B. Utrecht work engagement scale preliminary manual version 1.1. Occupational Health Psychology Unit, Utrecht University, 2003.