Políticas, Modelos e Práticas de Gestão de Pessoas
Autores
Nome
1 - Isabeli Martins do Carmo Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP - Piracicaba
2 - Gabriela Troyano Bortoloto Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo
Reumo
A velocidade e constância das mudanças cada vez mais exigem das organizações processos eficientes. A Transformação Digital atua como uma agente que acelera mudanças organizacionais e impõe a necessidade de adaptação para os colaboradores e lideranças. Dentro desse contexto, a aplicação de modelos de gestão de mudanças pode auxiliar o gerenciamento do fator humano dentro do processo de Transformação Digital nas organizações.
As mudanças organizacionais, quando não gerenciadas de forma correta, despertam resistência por parte dos envolvidos, o que dificulta a adaptação e inserção dos novos comportamentos na cultura da empresa. A partir disso, este artigo objetiva analisar os benefícios e desafios da aplicação de Gestão de Mudanças nos processos de Transformação Digital em uma multinacional a partir da percepção de colaboradores e lideranças.
Vial (2019) define TD como: um processo que desencadeia mudanças organizacionais significativas através da combinação de tecnologias de informação, computação, comunicação e conectividade. Conforme indicam Perides et al. (2020), a TD é um desafio que as empresas precisam enfrentar para se manterem atualizadas, entretanto, mais difícil ainda, é preparar as pessoas para que atuem nesse ambiente repleto de mudanças. A resistência por parte das equipes é um obstáculo para a TD nas organizações, mas pode, segundo os autores, ser amenizada através da Gestão de Mudanças.
Em relação aos aspectos metodológicos, a pesquisa é um estudo de caso, que contou com a coleta de dados quantitativos e qualitativos de 1206 funcionários de uma multinacional do setor de bens de consumo. A coleta aconteceu de forma online através do Google Forms com colaboradores de níveis gerenciais, administrativos, de operação e manutenção. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, para os dados quantitativos e analise de conteúdo, para os qualitativos.
Os resultados demonstram que os principais benefícios identificados foram a velocidade da implementação e replicação dos projetos, a melhoria de eficiência e o envolvimento das pessoas, mas que há uma divergência quando comparado pelo nível hierárquico do respondente. As mudanças resultantes da Transformação Digital causaram menos resistência nos níveis hierárquicos superiores, o que pode ser explicado devido a proximidade e envolvimento maior desses níveis com o planejamento das mudanças. Como desafios, os colaboradores indicam que há necessidade de melhoria na comunicação, infraestrutura e c
O artigo analisou a gestão de mudanças dentro do contexto da transformação digital. Os principais resultados indicam que há diferenças na percepção de colaboradores administrativos e de operação/manutenção quanto as suas implicações. As limitações desta pesquisa referem-se a análise de diversos projetos de transformação digital que aconteceram ao mesmo tempo, não conseguindo classificar e apresentar os resultados de um único tipo de transformação. Sugere-se a replicação das questões em empresas de outras localidades e a análise de cada projeto de maneira individual.
Perides, M. P. N., Vasconcellos, E. P. G. de, & Vasconcellos, L. (2020). A gestão de mudanças em projetos de transformação digital: estudo de caso em uma organização financeira. Revista de Gestão e Projetos, 11(1), 54–73. https://doi.org/10.5585/gep.v11i1.16087
Vial, G. (2019). Understanding digital transformation: A review and a research agenda. Journal of Strategic Information Systems, 28(2), 118–144. https://doi.org/10.1016/j.jsis.2019.01.003