Ativismo de marca
Marketing social
Comportamento do consumidor
Área
Marketing
Tema
Marcas
Autores
Nome
1 - Isabela Sampaio Meireles Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - EAD
2 - Edson Crescitelli Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Adm
Reumo
Manifestações corporativas de cunho social tomam força à medida que se
identifica o papel dominante das empresas perante a sociedade e a consciência de
que devem, então, utilizarem-se desse espaço de influência para fornecer retornos
além do lucro financeiro (TATA et al., 2013).A partir desse entendimento, somado
aos anseios da sociedade por justiça social, econômica e ambiental (KOTLER;
KARTAJAYA; SETIAWAN, 2010), consumidores passam a procurar por companhias
que tragam ao debate questões sociais, sendo, o Ativismo de Marca, uma resposta
das marcas a essa demanda.
O Ativismo de Marca se apresenta como uma tendência atual e evidencia o quanto
as mudanças socioeconômicas, políticas e tecnológicas refletem nos negócios, já
que promovem alterações nas preferências do mercado, e, consequentemente, nas
ações de marketing. O objetivo principal deste projeto é analisar a influência do Ativismo de
Marca no Comportamento do Consumidor.
O Marketing de Causas se define como a associação das contribuições de uma
companhia a favor de uma causa (KOTLER; KELLER, 2010). O Ativismo de Marca surge como uma demanda da sociedade, o qual Kotler e
Sarkar (2017) definem como um desdobramento dos designados esforços
anteriores, RSC e Marketing de Causas, mas em um nível de comprometimento
maior. Essa diferença foi justificada pelos autores principalmente pelo alto impacto
do Ativismo de Marca e por Vredenburg et al. (2020) pela polarização que essa
prática traz.
Conduziu-se uma pesquisa empírica de
caráter exploratório do tipo survey por meio de questionário, o qual foi aplicado
digitalmente pela plataforma Formulários Google. A coleta dos dados foi realizada durante o mês de novembro de 2021, totalizando
155 respostas válidas.
A maioria dos participantes (71%) acredita na autenticidade apenas se fizer parte
dos princípios da marca, senão, classificam-na como uma atitude oportunista. A maioria, 87,1%, disse que "o posicionamento
assumido por uma marca a favor de uma causa com a qual se identifica aumenta a
pretensão de escolha pelo produto, considerando que preço e qualidade se
mantenham como fatores inalterados". Para a grande maioria o posicionamento sobre causas sociais é um fator de diferenciação,
podendo ser interpretado como um atributo de vantagem competitiva.
De encontro com o abordado na fundamentação teórica, a pesquisa apresentou que,
de fato, a prática do Ativismo de Marca é valorizada e vista com importância pelos
consumidores. Ainda que a discussão acerca de sua autenticidade e credibilidade
apareça como um dos pontos principais, uma postura responsável socialmente por
grandes marcas é esperada pelos consumidores.
DUARTE, C.S.; TORRES, J. R. Responsabilidade Social Empresarial: dimensões históricas e conceituais. In: Responsabilidade Social das Empresas – A Contribuição das Universidades, vol. 4. São Paulo: Petrópolis e Instituto Ethos, 2015.
KOTLER, P.; SARKAR, C. “Finally, Brand Activism!” – Philip Kotler and Christian Sarkar. The Marketing Journal, 2017. Disponível em: https://www.marketingjournal.org/finally-brand-activism-philip-kotler-and-christian-sarkar/. Acesso em 13 jun de 2021.
TATA, R.; HART, L.S.; SHARMA, A. SARKAR, C. MIT Sloan Management Review. Disponível em: https://sloanrev