Resumo

Título do Artigo

EMPRESAS QUE APRENDEM: as diferentes formas para o desenvolvimento e evolução das capacidades de não mercado
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Palavras Chave

capacidades políticas
capacidades sociais
estratégias de não mercado

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Economia de Empresas, Instituições e Organização Industrial

Autores

Nome
1 - Ana Paula Pereira dos Passos
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
2 - Jeferson Lana
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Escola de Negócios

Reumo

Estratégias de não mercado (NMS) são os esforços estratégicos das empresas nos arranjos políticos, sociais e legais para melhorar seu desempenho, por exemplo doações às campanhas, lobbying, construção de grupos constituintes, ativismo e filantropia. Esses esforços estratégicos requerem recursos e capacidades. Estudos anteriores concentraram nos arranjos políticos e discutiram que as capacidades são oriundas de relacionamentos estreitos com autoridades políticas, experiências em influenciar autoridades políticas e observação das interações políticas de outras empresas.
Essas premissas ajudam a explicar algumas formas para se desenvolver as capacidades políticas, mas, faz-se necessário discutir mais sobre os possíveis mecanismos para aprender, desaprender e reaprender nos arranjos políticos. Também não sabemos as formas para se criar as capacidades sociais, até mesmo sua conceituação ainda não se apresenta consolidada. Portanto, nosso objetivo é discutir as diferentes formas pelas quais as empresas aprendem sobre as estratégias de não mercado, sejam políticas ou sociais e, argumentar que a aprendizagem é relevante para desenvolver e aprimorar capacidades.
Capacidades de não mercado são a aptidão de uma empresa ou de uma indústria em adquirir, integrar e implantar recursos para atuação no ambiente de não mercado. Envolvem pacotes complexos de conhecimentos que se tornam incorporados ao longo do tempo. De forma específica, as capacidades políticas são os processos pelos quais as empresas empregam ou alavancam os recursos políticos a fim de moldar o ambiente político a seu favor. Por outro lado, capacidades sociais como os processos pelos quais as empresas integram, implantam e combinam recursos para influenciar o ambiente social.
O argumento central deste artigo é que a aprendizagem organizacional consiste em um mecanismo determinante para o desenvolvimento e evolução de capacidades políticas e sociais. Em outras palavras, empresas com maiores aptidões de não mercado são aquelas que aprendem com suas estratégias de não mercado executadas ao longo dos anos. Existem diferentes formas para se aprender sobre NMS, como via observação dos pares, conselheiros externos, parcerias com organizações não governamentais (ONGs), grupos empresariais, entre outros.
O ambiente de não mercado está em constante transformação, portanto, as empresas mudam suas estratégias políticas e sociais continuamente. Elas buscam conhecimentos de não mercado correntes. Aprendem, desaprendem e reaprendem. As inexperientes são propensas a exploração e aquisição de novos conhecimentos por meio da observação de pares e interação com atores de não mercado e aquelas experientes ampliam os conhecimentos com experiências próprias. Esses novos conhecimentos são incorporados no sistema de conhecimento e permitem o desenvolvimento e evolução das capacidades de não mercado.
Albino‐Pimentel, J., Dussauge, P., & Shaver, J. M. (2018). Firm non‐market capabilities and the effect of supranational institutional safeguards on the location choice of international investments. Strategic Management Journal, 39(10), 2770-2793. Baron, D. (2013). Business and Its Environment (7th edition). Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice-Hall. Berchicci, L., Dowell, G., & King, A. A. (2012). Environmental capabilities and corporate strategy: Exploring acquisitions among US manufacturing firms. Strategic Management Journal, 33(9), 1053-1071.