Resumo

Título do Artigo

EGRESSOS DA UFPEL E IFSUL E O MERCADO DE TRABALHO DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DA SAÚDE DE PELOTAS E REGIÃO
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Palavras Chave

Universidade
Mercado de trabalho
Arranjo Produtivo Local

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Patrícia Krause do Amaral
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Centro de Ciências Socio-Organizacionais
2 - Isabel Cristina Rosa Barros Rasia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Departamento de Administração
3 - Francielle Molon da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Faculdade de Administração e Turismo
4 - Beatriz Barros Rasia
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS - Medicina

Reumo

Existe uma limitação na interação entre a universidade e empresa, ocasionando a problemática da inserção do egresso no mercado de trabalho. Buscando entender a relação entre academia-empresa, e as necessidades de conhecimento técnico e comportamental requerido para a contratação de profissionais formados na UFPEL e no IFSUL, o objetivou-se analisar e comparar quatro cursos da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, e seis do Instituto Federal Sul Riograndense – IFSUL, cumprem com as necessidades requeridas para o mercado de trabalho do Arranjo Produtivo Local da Saúde de Pelotas e Região.
Analisou-se os projetos pedagógicos das instituições, dos cursos de: Administração, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Eletrônica e Engenharia de Produção da UFPEL, como também dos cursos de Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Elétrica, Mecânica e Telecomunicações do IFSUL, para analisar sua organização curricular. Elencou-se 5 requisitos que foram analisados em cada PPCs: prática, teoria, idiomas, saúde e proatividade, para posterior comparação. Realizou-se 11 entrevistas com gestores e responsáveis técnicos de 7 empresas do grupo do APL.
Embora os egressos tenham a formação, as suas habilidades acabam não suprindo as necessidades exigidas pelas empresas, o que pode resultar em demissões, impactos negativos em suas produções/serviços e aumento de trabalhadores informais. Há uma limitação na interação entre a universidade e a empresa, o que ocasiona na problemática da inserção do egresso no mercado de trabalho, visto que a academia visa títulos e as empresas a capacidade para execução de atividades, onde a teoria se contrapõe à prática, sobrepondo uma ideia de que ambas não podem ser simultaneamente aplicadas.
A relação academia-empresa é vital para o fortalecimento do mercado de trabalho, impactando diretamente na escolha de profissionais adequados para o mercado. Evidenciou-se que há necessidade de uma melhor estruturação dos PPCs como: mais aulas práticas, estágios, inclusão da língua inglesa nas grades curriculares e abordagens atualizadas que visem o mercado de trabalho. Em relação as empresas, o estudo também evidencia que há fatores relevantes para a contratação dos egressos, tais como: proatividade, experiências práticas e a capacidade adaptativa desses egressos no ambiente organizacional.
As análises dos PPCS e as entrevistas com os gestores apontaram 5 questões norteadoras para o estudo: prática, teoria, idiomas, saúde e proatividade, que foram consideradas essenciais para a contratação de egresso pelo APL da saúde. A relação teórico-prática se mostrou um fator predominante no estudo, pois, quando consolidadas, capacitam o aluno para uma visão de trabalho, em várias questões como habilidades técnicas e de comportamento organizacional. Exige-se para a contratação, conhecimentos de: língua inglesa, proatividade e relações comportamentais e conhecimento na área da saúde.
o estudo traz como relevância a abordagem dos aspectos que envolvem a necessidade profissional das empresas que compõe o APL da Saúde de Pelotas e Região, e a sua relação com as habilidades técnicas e comportamentais dos egressos das instituições, assim como análises que correlacionam as características de ensino de cada um desses cursos e o mercado de trabalho local. A escolha dos cursos deu-se pela necessidade profissional requerida pelas empresas que compõe o grupo APL da saúde e por consequente as instituições e cursos e que tangenciam essa demanda profissional na cidade.