Resumo

Título do Artigo

Ciência X Técnica; Teoria X Prática, Episteme X Techne:e o ser humano, livre ou dominado?
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Teoria x Prática
Ensino da Administração
Epistemologia

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Epistemologias e Ontologias em Estudos Organizacionais

Autores

Nome
1 - Jose Ivan de Paula Prohmann
UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) - PPGAD
2 - Cleia Denise Santos Ciscato
UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) - Ecoville
3 - Graziela Perretto Rodrigues
UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) - Curitiba

Reumo

Há algum tempo ocorre um debate sobre o distanciamento entre teoria e prática e entre ciência e técnica, nas pesquisas da área de Administração, onde há o predomínio da abordagem positivista sobre a ciência. Há uma maior valorização do conhecimento aplicado do que da própria ciência, onde reside o conhecimento científico acadêmico necessário nas instituições de ensino e base para a disseminação do conhecimento técnico a ser aplicado nas organizações. O artigo apresenta uma discussão, com base epistemológica, sobre o discurso predominante no ensino de Administração e nas organizações.
O artigo tem o objetivo de reduzir as distâncias entre duas abordagens polarizadoras: a que sustenta a primazia da teoria sobre a prática e a segunda, que se refere à prevalência da prática sobre a teoria, resultando na aversão ao intelectualismo. As abordagens objetivista, positivista e pragmática se destacam no segundo caso, e por isso é possível perceber o viés dos debates ao se buscar uma orientação prática para a teoria. Esta só é vista como eficaz se contribuir tecnicamente para o bom desempenho da empresa, sem considerar as reflexões necessárias para a manutenção deste desempenho, tema
Este artigo se fundamenta no debate científico epistêmico da profissão do administrador, tema importante para o ensino da Administração, à luz das discussões teóricas e da aplicabilidade prática no processo evolutivo de aplicação de conhecimento. Apresentando desde o pensamento filosófico antigo, passando pela episteme e techne (arte, técnica) na era o Iluminismo, pela influência grega a partir da Idade Média, com a simultaneidade da tradição científica e filosófica religiosa, presente nas universidades e o ensino técnico independente, que gerava formação de artesãos e artistas.
Os estudos em Administração se desenvolveram a partir do pensamento predominante do management, apoiado no paradigma funcionalista. Este movimento tem predominado nos estudos e escritos sobre o meio organizacional caracterizando-se basicamente pelo seu foco gerencial centrado no controle e na busca da eficiência, com foco em técnicas aplicadas e não na reflexão sobre as práticas. Há uma lacuna entre a teoria e a prática, enquadrada como um problema de transferência de conhecimento prático denotando a necessidade de difundir o conhecimento da pesquisa na prática.
Diante da necessidade de estabelecer parâmetros exitosos no ensino da Administração, enfraquecendo o pensamento de que “a teoria na prática é outra”, essa discussão denota a necessidade de uma ação comunicativa para que no ensino da Administração os elementos práticos e teóricos sejam percebidos como dimensões de um mesmo fenômeno a ser compreendido, sem prevalência de nenhum deles, estabelecendo uma articulação entre os saberes teórico e prático, de modo que se gere um agir reflexivo, emancipatório e de discussões racionais favoráveis à eficiência e eficácia na gestão organizacional.
HABERMAS, J. Técnica e Ciência como “Ideologia”. Ed. 70, Lisboa-Portugal, 2001. VIZEU, F.; FLORES, A.P.; VILLELA, J. S. Revisitando a Teoria do Agir Comunicativo em Estudos Organizacionais. Costa do Sauípe: In. XL ENANPAD, 2016. MOREIRA, J. A.; VIEIRA, M. G.; SILVA, C. G. Entre a Teoria, a Prática e a Tecnologia: Relação entre o Saber Teórico e o Saber Prático no Contexto da Formação Contábil e o Pensamento de Jüngen Habermas. Vitória: BBR, Vitória, jul.-ago. 2015. v. 12, n. 4, Art. 6, p. 130 – 148.