Resumo

Título do Artigo

DESIGN THINKING NA NOVA GOVERNANÇA PÚBLICA: A proposição de um protocolo para promoção de práticas de cocriação
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Palavras Chave

ferramentas de design thinking
cocriação
nova governança pública

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Carla Regina Pasa Gómez
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - Leonardo Castillo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Design
3 - Geisiane Antonita do Nascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro de Ciências Sociais

Reumo

A gestão pública vem se reorganizando no movimento intitulado de Nova Governança Pública em direção à prestação melhores serviços, ser mais ágil em solucionar problemas de diferentes naturezas e promover a inclusão dos stakeholders na gestão dos recursos públicos. Esse movimento é pautado em pressupostos de cocriação e criação de valor público. O design thinking é visto como uma maneira de inovar e de administrar a transformação da organização frente às demandas dos usuários sendo assim uma forma de desenvolver soluções que respondam às demandas da sociedade.
A cocriação no setor público enfrenta alguns desafios que precisam ser superados para sua efetivação como: excesso de burocratização, culturas organizacionais rígidas, falta de conhecimento dos gestores quanto a aplicação de ferramentas voltadas a cocriação e ao design thinking, barreiras ao acesso de dados abertos e informação, aversão à mudança, baixa representatividade e engajamento dos interessados e afetados, clima de desconfiança, falta de recursos (tangíveis e intangíveis) que interferem no processo de cocriação e impedem o uso do DT no setor público.
A NGP é um novo paradigma teórico que tem ênfase na colaboração entre as organizações e a participação dos cidadãos na construção, implementação e avaliação das políticas públicas. Preocupa-se com os efeitos dos serviços prestados aos cidadãos, buscando a criação de valor público, a partilha no processo de tomada de decisão e a participação em rede tendo os cidadãos como coprodutores na construção de políticas públicas. Desta forma, é no contato entre competências, recursos e habilidade dos produtores e stakeholders que o valor é cocriado e expressa-se em valor de uso.
A cocriação no setor público ganha destaque como estratégia para engajamento e desenvolvimento de serviço público o que requer uma mudança de comportamento dos envolvidos e uma reorganização da estrutura organizacional que sugere pensar e agir de modo mais colaborativo. No que diz respeito às tarefas de cocriação elas são executadas através de um processo de diálogo sucinto entre seus elementos fundamentais com o objetivo de atingir objetivos coletivos e o interesse público e desta forma devem ser coordenadas.
Considera-se que esse artigo contribui para ampliar a discussão e por oferecer instrumentos aos gestores públicos para a implantação do design thinking para a cocriação dos serviços públicos isso porque apesar de ainda não estar totalmente aberta a cocriação, começa aos poucos a transformar seus processos com o intuito de viabilizar a participação dos stakeholders, assim como considerar e responder as apreciações dos mesmos no movimento da NGP.
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