Resumo

Título do Artigo

ADOÇÃO DE TI E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO TRABALHO DOCENTE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Adoção de Tecnologias da informação
Transformação Digital
Pandemia

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Transformação Digital e Novos Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Leandro Deivison de Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
2 - Rodrigo Cesar Reis de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) - FEAC - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
3 - Antonio Eduardo de Albuquerque Junior
Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ / Instituto Gonçalo Moniz - IGM - STI
4 - Antonio Karlos Araujo Valença
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Departamento de Engenharia de Produção

Reumo

Recentemente tem se observado a adoção em larga escala de tecnologias da informação (TI) e a ocorrência de processos de transformação digital em diversos setores da sociedade. Os processos de transformação digital no meio educacional já eram fenômenos em estudo no meio científico, mas a necessidade de distanciamento social e outras medidas adotadas no Brasil a partir do início do ano de 2020 para o combate e controle da pandemia de Covid-19 a fim de evitar o contágio e a disseminação do vírus causador da doença, o SARS-CoV-2, impossibilitaram a realização de aulas presenciais.
Este trabalho teve o objetivo de analisar como a adoção de TI e a TD influenciaram o trabalho docente durante a pandemia de Covid-19, tendo por foco verificar a influência da pandemia para a ADTI e TD para o trabalho dos docentes, levantar indicadores sobre o processo de ADTI e TD, considerando o contexto de trabalho dos docentes, identificar a percepção dos docentes quanto aos pontos positivos e negativos da ADTI para a execução de suas tarefas rotineiras e identificar as principais dificuldades relacionadas com as TI, enfrentadas pelos professores ao se adaptarem ao contexto da pandemia.
Os docentes já vinham sofrendo uma alteração parcial nas suas competências como consequência da TD que a sociedade vem experimentando, como argumentam Sjöberg e Lilja (2019), segundo os quais esse movimento vinha provocando os professores a buscarem novas abordagens de ensino e a alterarem seu papel acrescentando a competência digital ao conteúdo e às consagradas competências didática e pedagógica. Kilau e Rufino (2020) destacam a importância de incentivar a ADTI pelos docentes, tendo em vista o papel da tecnologia para tornar mais dinâmico o processo de ensino-aprendizagem.
Esta pesquisa se caracteriza como descritiva e exploratória quanto aos objetivos, tendo em vista seu propósito de tentar entender e descrever os efeitos da pandemia Covid-19 sobre o trabalho docente, além de buscar viabilizar uma maior familiaridade com o problema, de modo a torná-lo mais compreensível (GIL, 2008). Quanto à abordagem metodológica, a pesquisa é tipificada como qualitativa, visando uma maior compreensão e aprofundamento acerca do que está sendo estudado com base na interpretação das percepções dos participantes da pesquisa (PROETTI, 2017; SILVA, 2021).
Os resultados apontam que os professores enxergam a pandemia de Covid-19 como fator que impulsiona a ADTI e a TD em todos os setores da sociedade, mas em especial na educação, no trabalho docente e nos métodos de ensino-aprendizagem. Diante do que foi apresentado, pode-se concluir que a pandemia influenciou fortemente o trabalho docente, acelerando a transformação digital no meio educacional e gerando a necessidade de adesão dos professores à TI para que fosse possível ministrar as aulas e dar andamento às suas demais obrigações profissionais.
De fato, a pandemia adaptações e mudanças nos métodos, conteúdos, ferramentas e outros aspectos voltados às aulas e demais atividades do trabalho docente, além de alterações no comportamento, saúde e percepções dos professores acerca da adoção de TI e da transformação digital.
COSTA, I. F.; ZANETTE, N. Z. A docência no ensino superior com o uso de tecnologias digitais: um estudo bibliográfico. Revista EaD & Tecnologias Digitais na Educação, v. 7, n. 9, p. 40-11, 2019. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/10043 GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008. SJÖBERG, Jeanette; LILJA, Patrik. University Teachers' Ambivalence about the Digital Transformation of Higher Education. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, v.18, n.13, p.133-149, 2019. Doi: 10.26803/ijlter.18.13.7.