1 - Ingrid de Matos Martins UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
2 - Adriana Roseli Wünsch Takahashi UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Administração
Reumo
Ecossistemas Empreendedores (EEs) se referem a um conjunto de elementos interdependentes interagindo num determinado território que têm por finalidade desenvolver a atividade empreendedora deste local. Essa abordagem (EE) tem sido cada vez mais estudada na área de Administração. Recentemente, percebeu-se que estes atores podem influenciar o ambiente em direção à sustentabilidade e que o ambiente também exerce influência para os atores que estão inseridos no EE. Para tanto, é necessário um estudo sobre EEs orientados à sustentabilidade, com startups que sejam voltadas à sustentabilidade.
Pesquisas que relacionem Ecossistemas Empreendedores orientados para a sustentabilidade – entendidos como os que têm uma quantidade significativa de startups sustentáveis – ainda são escassos (TIBA; VAN RIJNSOEVER; HEKKERT, 2020). É a partir da discussão de conceitos como EE e sustentabilidade que a presente pesquisa tem como objetivo analisar os estudos de casos publicados que
relacionem sustentabilidade e Ecossistemas Empreendedores para compreensão de como os atores de EEs podem tornar o ambiente em que estão inseridos sustentável e como o ambiente influencia na atividade destes atores.
Ecossistemas Empreendedores se referem a um conjunto de elementos interdependentes que interagem num determinado ambiente e que, isoladamente, não fomentam a atividade empreendedora. É por meio da interação entre os diversos atores que formam os EEs que o ambiente se torna propício ao empreendedorismo e à inovação. EEs orientados à sustentabilidade são entendidos como os que têm uma quantidade significativa de startups sustentáveis. Startups sustentáveis são as que descobrem e exploram oportunidades de mercado a partir da criação de bens ou serviços que tenham como foco a sustentabilidade.
A metassíntese em questão proporcionou a análise de cada estudo de caso, que unisse os elementos do Ecossistema Empreendedor, entendido agora como Ecossistema Empreendedor orientado à sustentabilidade e, assim, forneceu uma visão ampla das ações realizadas e de como os atores influenciam o Ecossistema na orientação à sustentabilidade e, em contrapartida, o ambiente influencia os atores do Ecossistema. Dentre os elementos analisados, destaca-se a startups sustentáveis como foco central, espaços de coworking e coliving, histórias de sucesso, universidades e incubadoras.
Percebe-se que a adoção da metodologia proposta por Hoon (2013) permitiu uma aproximação com o campo e resultou em artigos que abordassem os temas de Ecossistema Empreendedor e Sustentabilidade, mas com objetivos, atores centrais e casos muito divergentes. Entretanto, a partir da análise conjunta dos artigos foi possível obter uma visão ampla do campo de pesquisa atual relacionado a Ecossistemas Empreendedores orientados à sustentabilidade, permitindo a verificação da atuação de universidades, incubadoras, espaços de coworking e coliving, histórias de sucesso e startups sustentáveis.
Bank, Fichter e Klofsten (2017); Hoon (2013); Pankov, Schneckenberg e Velamuri (2021); Thees, Zacher e Eckert (2020); Tiba, van Rijnsoever e Hekkert (2020); Wagner et al. (2021).