Políticas, Modelos e Práticas de Gestão de Pessoas
Autores
Nome
1 - Otávio Luiz de Castro Romano Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGAD
Reumo
A pandemia de covid-19 mudou a rotina das pessoas e os processos de trabalho nas organizações. O período de isolamento social obrigou as organizações a adotarem o home office ou teletrabalho (work from home) para não paralisar totalmente as atividades da organização. Durante esse período os gestores de pessoas tiveram de adaptar a gestão na tentativa de conciliar as necessidades da empresa com as exigências de segurança sanitária impostas pela covid-19. Pois uma empresa não pode funcionar bem se a saúde de seus colaboradores está comprometida (De Cieri & Lazarova, 2021).
Como as organizações se adaptaram durante a pandemia de covid-19 para dar continuidade a gestão de pessoas nesse período de crise? O objetivo geral deste trabalho é investigar as estratégias adotadas pelas empresas para sobreviver à crise provocada pela pandemia de Covid-19. Os objetivos específicos deste trabalho são: a) identificar as estratégias adotadas pelas organizações para dar continuidade à gestão de pessoas durante a pandemia de covid-19, b) discutir os impactos e mudanças provocados pela pandemia e c) apontar perspectivas futuras para a gestão de pessoas.
Em tempos de crises as empresas passam por diversos desafios e são forçadas a reduzir recursos e escolher entre perseverar ou sair do negócio (Wenzel, 2021). Mas esses impactos variam de acordo com o tamanho e estrutura da empresa, onde empresas menores podem sentir maiores impactos em tempos de crises (Teague & Roche, 2014). Rowley e Warner (2004) apontam que durante a crise asiática (1997) ocorreram diversos impactos na gestão de pessoas como desemprego, flexibilidade em HRM, mudanças em práticas de trabalho e formação. Portanto, os eventos críticos sempre provocam mudanças e/ou rupturas.
A pandemia de Covid-19 foi uma experiência de “seleção natural” para as empresas, haja vista que as empresas maiores e mais bem estruturadas conseguiram se adaptar melhor do que as empresas de pequeno porte (GONÇALVES et al., 2021). O cuidado psicológico para com os colaboradores foi tratado com seriedade assim como a flexibilização das tarefas para que ajudasse os funcionários a lidarem com suas dificuldades (Wu et al., 2021). Ngoc Su et al. (2021) recomendam que os gestores de pessoas dediquem atenção especial ao bem-estar dos funcionários criando um ambiente de psicologia positiva.
As principais mudanças e estratégias adotadas pelas organizações foram a transição para o trabalho remoto (GAUR et al., 2021; GONÇALVES et al., 2021) e com isso surgiu a demanda pelo treinamento online (GAUR et al., 2021; KUMAR, 2021; MIKOŁAJCZYK, 2021). Ao mesmo tempo o bem-estar dos colaboradores (HARNEY; COLLINGS, 2021) e ajuda psicológica foram prioridades para a gestão de pessoas (KULIK, 2021; MIKOŁAJCZYK, 2021; WU et al., 2021).
Collings, D. G., Nyberg, A. J., Wright, P. M., & McMackin, J. (2021). Leading through paradox in a COVID‐19 world: Human resources comes of age. Human Resource Management Journal, 1748-8583.12343.
Backes, D. A. P., Arias, M. I., St
oropoli, J. E., & Ramos, H. R. (2020). Os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre as organizações: um olhar para o futuro. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 19(4), 1–10. https://doi.org/10.5585/riae.v19i4.18987