Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)
Autores
Nome
1 - Marina De Souza Bastos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Programa de Pós-Graduação em Administração - Departamento de Sociais Aplicadas
2 - Cleiciele Albuquerque Augusto UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Departamento de Administração
Reumo
O curso de Administração está no pódio entre os que mais formam alunos anualmente (INEP, 2020). Apesar dos números, o Brasil apresenta alguns dos piores índices de qualidade da gestão de empresas (MCKENZIE, 2021). A fluidez do mercado trouxe um cenário em que, ter na folha de pagamento profissionais com competências técnicas não é suficiente para suprir os desafios que o aumento da competitividade trouxe para as empresas, resultando em investigações sobre a influência das soft skills na qualidade da gestão (MARIN-ZAPATA et al., 2022; NGAH et al., 2021).
Há uma responsabilidade das IES na qualificação do aluno, em todos os aspectos que lhes é possível fazê-lo, tornando-o competitivo para o mercado de trabalho (BELQUIOR-ROCHA; MARTINS; SIMÕES, 2022). Logo, questiona-se: como as IES podem estimular as soft skills dos alunos, através das disciplinas lecionadas no curso de Administração? Dito isso, o objetivo deste trabalho é analisar as grades curriculares do curso de Administração das UF com conceito de excelência no Brasil quanto a sua preocupação com a formação das habilidades comportamentais de seus alunos.
O acesso à educação e o aumento de profissionais habilitados permitiu que as empresas se tornassem mais criteriosas nos processos seletivos (FARERI et al., 2021). Nos últimos anos, as pesquisas relativas às soft skills evidenciaram sua influência no desempenho, na diferença salarial e na empregabilidade daqueles que as possuem (CHALA; BOURANTA, 2021; SARKER et al., 2019). No entanto, mesmo entendendo a relevância das soft skills no contexto profissional, o estímulo ao seu desenvolvimento ainda não se tornou uma parte clara dos objetivos das IES (NGAH et al., 2021; SOWELL, 2020).
Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, com a coleta de dados ocorrida através de análise documental. Após a identificação dos cursos de Administração conceito 5 no Enade das Universidades Federais, consultou-se os endereços eletrônicos das IES selecionadas tendo em mente a necessidade de verificar a coerência das ementas curriculares com as habilidades exigidas do Administrador, tanto para empregadores, com base na literatura, quanto pelo perfil desejado do egresso de acordo com as novas Diretrizes Curriculares do curso.
A análise dos currículos das UF demonstrou que as soft skills “Tomada de Decisão", "Pensamento Crítico e Estratégico” e “Habilidades Relacionais” têm destaque no currículo do curso de Administração e são coesas com as habilidades desejadas pelos empregadores. Em contrapartida, as habilidades menos estimuladas são “Inteligência Emocional” e “Flexibilidade”, apesar de fazerem parte do perfil do egresso desejado pelas novas DCN do curso e serem habilidades importantes parte do dia-a-dia do Administrador. Das 6 soft skills contempladas no estudo, as UF desenvolvem em média 4 a 5 destas.
Apesar das UF preocuparem-se com o desenvolvimento das competências, ainda há um longo caminho a ser percorrido, visto que somente duas, dentre trinta e uma UF estudadas, fortalecem todas as soft skills contempladas neste estudo. As limitações quanto às habilidades relacionais dos alunos que estão ingressando nas IES atualmente, exigirão que essas competências sejam estimuladas pelas universidades, sob pena de inserir no mercado de trabalho profissionais cada vez menos preparados para lidar com os desafios organizacionais.
BELCHIOR-ROCHA, H.; MARTINS, I.; SIMÕES, E. Transversal Competencies for Employability: From Higher Education to the Labour Market. Education Sciences, v. 12, n. 4, p. 255-265, 2022. MCKENZIE, D. Small business training to improve management practices in developing countries: re-assessing the evidence for training doesn’t work. Oxford Review of Economic Policy, v. 37, n. 2, p. 276-301, 2021. SARKER, M. A. R. et al. Soft Skills practiced by managers for employee job performance in ready made garments sector of Bangladesh. Journal of International Business and Management, v. 2, n. 4, 2019.