Smart Campus
Visualização de Dados
Extensão universitária
Área
Tecnologia da Informação
Tema
Ciências de dados e Inteligência analítica
Autores
Nome
1 - Rafael Ferreira dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Jardim Botânico
2 - Taiane Ritta Coelho UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Departamento de Ciência e Gestão da Informação
Reumo
Um Smart Campus é um ambiente educacional que usa tecnologias como Internet das Coisas, Big Data, sensores, visualização de dados, analytics, entre outras, com objetivo de melhorar processos e serviços ofertados para a comunidade acadêmica. Ao realizar projetos de extensão, as instituições de ensino superior contribuem na geração de impacto social em diversas comunidades. Embora os processos de gestão e avaliação da extensão tenha uma estrutura mais robusta, avaliar o impacto social dos projetos ainda é um desafio, dificultando a comunicação dessa informação aos seus stakeholders.
Considerando os projetos de extensão como importante atividade acadêmica e contexto social que se insere, o potencial Smart Campus e o potencial comunicacional do impacto social dos projetos, esse artigo busca responder a seguinte questão: quais os componentes necessários de um Modelo de Visualização de Dados (MVD) que possibilite um campus universitário evidenciar o impacto social das atividades extensionistas? Assim, tem como objetivo propor um MVD para os projetos de extensão e apresentar seus componentes.
TIC no Ensino Superior tem possibilitado a melhoria contínua nos processos educacionais e estão estritamente relacionados com os Smart Campus, ambientes que adotam diversos tipos de tecnologias. A Extensão universitária, apropriando-se desse contexto pode obter melhorias em seu processo comunicacional, apresentando os resultados de suas ações, em especial, do impacto social para os stakeholders. Assim, opta-se pela visualização de dados, que contempla tais objetivos comunicacionais e informacionais.
A pesquisa obteve os seguintes resultados: (i) identificação dos construtos desenvolvidos em ambientes Smarts relacionados a instituições de ensino superior como delineadores de melhorias nos processos internos; e (ii) o desenvolvimento de dois modelos de visualização, um geral, aplicável a outros ambientes e um específico para os projetos extensionistas, o qual foi validado durante as entrevistas.
Conclui-se que o modelo desenvolvido dentro do contexto Smart Campus apresenta potencial representacional, demonstrando aspectos, componentes e as estruturas operacionais e recursos humanos necessários para sua aplicação na prática acadêmica. Ainda reforça a importância do analytics a da visualização de dados no Ensino Superior como ferramenta de contribuição na melhoria dos processos acadêmicos.
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