O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO PARA A TOMADA DE DECISÃO SOB A PERSPECTIVA DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA SOCIAL: Um estudo de caso em um Programa de Mestrado Profissional em Administração.
Tomada de Decisão
Estratégia como Prática Social
Sensemaking
Área
Estratégia em Organizações
Tema
Abordagens sociais, cognitivas e comportamentais em Estratégia
Autores
Nome
1 - Helena Wollinger UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Campus Biguaçu
2 - Sidnei Vieira Marinho UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
3 - Neuza Wagner Universidade do Vale do Itajaí-Univali - Biguaçú
Reumo
A tomada de decisão é condição intrínseca para a organização (MELO & NICOLAU, 2017). Para Brandt, Lavarda e Lozano (2017) é importante observar os processos estratégicos e as atividades dos atores da tomada de decisão. Para Jarzabkowski, Kavas e Krull (2021) é fundamental no estudo da estratégia como prática, pois compreender o fenômeno é também observar a estratégia à medida que ela emerge nas práticas das pessoas e na construção dos sentidos. Na visão de Villar et al., (2018), existem pressupostos da literatura que suportam o estudo estratégia como prática social e tomada de decisão.
Margon e Poubel (2016) indicam que a tomada de decisão em organizações consideradas de natureza complexa, como as universidades, é desafiador devido aos diferentes grupos existentes nesses ambientes que se articulam politicamente de maneira que seus interesses específicos sejam buscados. Complementando, Jarzabkowski, Kavas, e Krull (2021) argumentan que é relevante compreender os aspectos sociais da estratégia. Assim, este estudo trouxe como propósito compreender como ocorre o processo de construção de sentido para a tomada de decisão sob a perspectiva da Estratégia como Prática Social.
Montana e Charnov (2003) a tomada de decisão envolve identificar problemas e gerar soluções alternativas. O que ressalta a necessidade de uma teoria decisória que considere a ação humana baseada nas atividades cotidianas (JARZABKOWSKI, 2005). A perspectiva da estratégia como prática social abrange reflexões quanto o fazer estratégia e que envolvem atores e técnicas (ZWICK; SILVA & BRITO, 2014). Nessa perspectiva é relevante entender como processos são construídos socialmente (WHITTINGTON, 1996). Entre eles, figuram o sensemaking e sensegiving que tem como base o fazer a estratégia.
Pesquisa qualitativa, descritiva, com delineamento de estudo de caso único. Para a coleta de dados utilizou-se a pesquisa documental, entrevistas em profundidade e observação não participante. As entrevistas foram realizadas on line no período de 14 de julho a 01 de setembro de 2020, com roteiro semiestruturado, composto por 20 questões. Optou-se por utilizar a análise de narrativas como técnica de análise dos dados. Seguindo os critérios estabelecidos, definiu-se que o estudo seria realizado no Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Vale do Itajaí.
As narrativas indicam que tomada de decisão dentro do programa é um processo democrático e fortemente influenciado pelos docentes, principalmente aqueles que formam o colegiado do curso, por meio de suas práticas e a maneira como fazem a estratégia acontecerem, seja pela vivência no programa ou por experiências profissionais anteriores. Observa-se então, o sensemaking ocorrendo a partir de um praticante ou como chamado por Weick (1995), sensemaker, sendo assim o processo de construção de significado se dá a partir da vivência do ser humano.
Compreendeu-se que a construção de sentido para a tomada de decisão estratégica, na organização foco de pesquisa, é moldada por meio da práxis. São as práxis articuladas às ações de diferentes atores e grupos, em que os atores estratégicos participam, sejam elas sociais, econômicas ou políticas. As práxis permeiam as vivências diárias no programa e, o sensemaking criado dentro do ambiente da universidade torna-se dinâmico, ou seja, não há um ponto de início, porque as pessoas estão sempre no meio de coisas, de fluxos contínuos de atividades e projetos que constituem a vida da organização.
Jarzabkowski, P., Kavas. and Krull, E. (2021). ‘It’s Practice. But is it Strategy? Reinvigorating strategy-as-practice by rethinking consequentiality’, Organization Theory.
Melo, H. A.; Nicolau, A. M. Artefatos da Controladoria no Processo de Gestão: O Uso do Planejamento Estratégico para Tomada de Decisão no Brasil. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 14, n. 3, p. 185-196, 2017.
WHITTINGTON, R. Strategy as practice. Long Range Planning, Londres, v. 29, n. 5, p. 731-735, 1996.