Resumo

Título do Artigo

CENÁRIO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE AS AQUISIÇÕES INTERNACIONAIS NOS MERCADOS EMERGENTES: uma análise bibliométrica
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Palavras Chave

Aquisições Internacionais
Países Emergentes
Mercados Estrangeiros

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Fabiane Fidelis Querino
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - PPGA-UFLA
2 - Karina Kelen da Cruz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

Nos últimos vinte anos, as aquisições internacionais têm sido a principal estratégia de entrada em mercados estrangeiros pelas empresas multinacionais de países emergentes (EMNEs) (GAFFENEY et al., 2016). No entanto, as pesquisas sobre as aquisições internacionais nos mercados emergentes é indiscutivelmente fragmentada e dispersa, considerando tanto as questões analisadas quanto às abordagens teóricas, tornando-se latente a elaboração de uma revisão bibliométrica. Assim, este estudo investiga o comportamento da literatura científica internacional sobre as aquisições internacionais das EMNEs.
Frente a importância do tema, vários questionamentos surgem acerca do que tem sido discutido na literatura científica: Qual tem sido o comportamento das publicações científicas sobre as aquisições internacionais das EMNEs? Que países, autores e periódicos se destacam na frente da pesquisa? Qual o futuro das pesquisas sobre esse tema? De tal modo, este trabalho buscou investigar o comportamento da literatura científica internacional sobre as aquisições internacionais das EMNEs, a fim de identificar os temas que estão emergindo dentro do segmento.
As aquisições internacionais têm impacto significativo no desempenho das empresas (LAAMANEN; KEIL, 2008), gerando assim consequências no desempenho financeiro e econômico da firma a longo prazo (CAPRON; PISTRE, 2002). Segundo Cuervo-Cazurra (2016), as EMNEs são caracterizadas pela grande influência que os países de origem exercem sobre o seu comportamento de internacionalização. Diferentemente, as multinacionais tradicionais não possuem essa influência do país de origem em seus processos estratégicos, de modo que esse comportamento é explicado pelas teorias e modelos existentes (RUGMAN, 2009).
Os resultados revelaram que a amostra dos artigos apresentou uma taxa de crescimento de 11,25% no volume de publicações por ano. Os países mais influentes no campo são os EUA, Inglaterra, Índia e China. Os autores Yadong Luo, Peter J. Buckley, Unctad, Bruce Kogut e Mike W. Peng, foram os mais influentes da amostra. E pelo método Methodi Ordinatio foi possível perceber que o trabalho de Rui e Yip (2008), Gubbi et al. (2010), Aybar e Ficici (2009), Lebedev et al. (2015) e Cuervo-Cazurra et al. (2018) se revelaram como os mais relevantes sobre o tema.
Por meio dos resultados obtidos, foi possível verificar que o tema de estudo é relativamente novo, visto que os primeiros artigos publicados foram em 2008, e este tema atingiu o pico de publicações em 2019. Com a análise das palavras-chave, foi possível concluir que as pesquisas publicadas recentemente foram sobre a inovação e a distância cultural e não mais sobre a adequação do modo de entrada, como ocorria no começo da análise. A partir da aplicação do Methodi Ordinatio, foi possível observar uma predominância de estudos que utilizam a teoria institucional para ancorarem suas pesquisas.
GUBBI, Sathyajit R. et al. Do international acquisitions by emerging-economy firms create shareholder value? The case of Indian firms. Journal of International Business Studies, v. 41, n. 3, p. 397-418, 2010. LUO, Y., TUNG, R.L. International expansion of emerging market enterprises: a springboard perspective. Journal of international business studies, v. 38, n. 4, p. 481–498, 2007. RUI, Huaichuan; YIP, George S. Foreign acquisitions by Chinese firms: A strategic intent perspective. Journal of world business, v. 43, n. 2, p. 213-226, 2008.