Resumo

Título do Artigo

A gestão feminina em uma instituição de ensino sob a ótica da avaliação de práticas de liderança
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão de instituição de ensino
Liderança transformacional
Avaliação de Práticas de Liderança

Área

Administração Pública

Tema

Gestão e Inovação em Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - Ângela Bilk
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)
2 - Glaucia Marian Tenfen
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau
3 - Nelson Hein
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
4 - Maria José Carvalho de Souza Domingues
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Administração
5 - IARA REGINA DOS SANTOS PARISOTTO
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração

Reumo

No Brasil, as instituições públicas vêm sendo questionadas sobre a qualidade de suas atividades e serviços prestados para a população como também a maneira que têm aplicado os recursos que a sociedade coloca à sua disposição (Venturini et al., 2010).Os estudos de liderança vêm evoluindo ao longo do tempo, de acordo com a transformação do ambiente organizacional (Pereira et al., 2020). Para Kouzes e Posner (1997), a liderança é conceituada como uma forma sistemática de ações executadas por indivíduos com o intuito de extrair o melhor de si, bem como da sua equipe.
Qual a percepção das mulheres gestoras de uma instituição de ensino sobre seu comportamento de liderança? Com o intuito de responder à questão apresentada, o objetivo deste estudo consiste em analisar a percepção de mulheres gestoras de uma instituição de ensino sobre seu comportamento de liderança com base no modelo de Avaliação de Práticas de Liderança (LPI).
A liderança transformacional fornece inspiração para a mudança constante por meio da influência, motivação inspiradora, estimulação intelectual e consideração individual.No movimento da liderança transformacional, Kouzes e Posner (2013) estabeleceram, em 1997, uma estrutura conceitual de cinco princípios básicos da liderança, que foram atualizadas ao longo do tempo: (a) modele o estilo; (b) inspire uma visão comum; (c) questione o processo; (d) capacite os outros para a ação e (e) anime o coração. Esses princípios são semelhantes às cinco dimensões de liderança identificadas por Bass (1999).
Instrumento de pesquisa: questionário- escala Likert Avaliação das Práticas de Liderança (LPI): cinco práticas de liderança: (a) modele o estilo; (b) inspire uma visão comum; (c) questione o processo; (d) capacite os outros para a ação e (e) anime o coração. Amostra: 54 gestoras do IFSC Analise dos dados: descritiva, entropia (analise individual), anacor (analise conjunta)
Identificou-se que existe confiança entre as gestoras do instituto federal e seus subordinados. As gestoras se auto avaliaram como um grupo que possui uma visão comum para o futuro, agindo de acordo com os princípios institucionais, encorajando e envolvendo os seguidores a atingir as metas organizacionais. A autoavaliação para compreender o processo e a busca por melhorias, são ações percebidas nessas gestoras que assumiram papel de liderança. No entanto, ainda há certa resistência em aceitar que os subordinados tomem decisões sem interferência direta da gestão.
As gestoras que demonstraram usar as cinco práticas de liderança em sua rotina tenderiam a ser mais eficazes do que as gestoras que não as usam, pois envolveriam e influenciaram seus subordinados mais facilmente do que aqueles que as não utilizam (Kouzes & Posner, 2013). Logo, pode-se inferir que as práticas de liderança utilizadas de forma conjunta pelas gestoras podem gerar um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo. Gestores que utilizam práticas de liderança transmitem mais confiança no ambiente de trabalho, bem como tornam as pessoas mais positivas, motivadas e comprometidas.
Bass, B. M. (1999). Two decades of research and development in transformational leadership. European journal of work and organizational psychology, 8(1), 9-32. Kouzes, J. M. & Posner, B. Z. (1997). O desafio da liderança. Campus. Kouzes, J. M., & Posner, B. (2013). O desafio da liderança: como aperfeiçoar sua capacidade de liderar. Elsevier. Kouzes, T. K., & Posner, B. Z. (2019). Influence of managers’ mindset on leadership behavior. Leadership & Organization Development Journal, 40(8), 829-844.