Resumo

Título do Artigo

QUALIDADE DE VIDA E OS DESAFIOS DOS GESTORES DO IFSC NO TRABALHO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL PELO COVID-19 E HOME OFFICE
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT)
WHOQOL-BREF
SAÚDE.

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Bárbara Silvana Sabino
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC) - Câmpus Gaspar
2 - VANESSA EDY DAGNONI MONDINI
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC) - Gaspar

Reumo

No último dia do ano de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi comunicada da significativa ocorrência de casos de pneumonia na cidade chinesa de Wuhan. E em 11 de março de 2020, a OMS reconheceu publicamente, a pandemia global pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) por meio da confirmação de 118.000 casos no mundo, dos quais 52 eram no Brasil. (JACKSON FILHO et.al, 2020). Esse vírus resulta em infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves da doença Covid-19. No país, o primeiro óbito aconteceu em 27 de março, no Rio de Janeiro. (O GLOBO, 2020; MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020).
Wuhan na China é o ponto de partida da pandemia, cuja contaminação supostamente ocorreu devido a manipulação de animais vivos por trabalhadores de um mercado de frutos do mar. Assim as condições do exercício profissional são vistas como fontes potenciais de exposição ao vírus e exigiram estratégias para o enfrentamento. Nesse contexto, com base no Decreto Nº 515, de 17 de março 2020, do governador catarinense, a Reitora do IFSC suspendeu as atividades presenciais, em 18 de março de 2020, com a Portaria N° 1211 e institui o trabalho remoto (home office).
O Covid-19 nas fronteiras do trabalho é articulado à QVT que estuda a saúde e o bem-estar das relações do trabalhador, cujas ocorrências podem refletir nos índices de Gestão de Pessoas, impactando diretamente na produtividade (CHIAVENATO, 2014). Então, somados o cenário de pandemia e o home office, levanta-se: Que facetas interferem na QVT dos gestores do IFSC com o home office devido ao isolamento social pelo Covid-19? Assim, o presente estudo tem como objetivo: Diagnosticar as facetas que interferem na QVT dos gestores do IFSC com o home office devido ao isolamento social pelo Covid-19.
A pesquisa caracteriza-se como descritiva e quantitativa, por descrever a percepção da população de 520 gestores do IFSC, com amostra de 134 respondentes, caracterizando confiabilidade de 90%. O link do questionário WHOQOL-BREF do Google Forms foi enviado por e-mail entre 12 a 30 de outubro de 2020. A escala de Likert foi utilizada, com base em Fleck (2000), para medir as percepções em termos de avaliação, capacidade e frequência. Já a escala da importância versus a satisfação da QVT foi de Mota et al. (2014). E a tabulação dos dados foi aplicada na planilha validada por Pedroso (2010).
Os resultados: 1) perfil – mulheres, brancas, adultas, mestrado ou doutorado, casadas ou união estável, com filhos, de Florianópolis, coordenação; 2) percepção de QVT - muito importante; segurança e saúde; insatisfeitos indicando grande prioridade de ação (D); desconhecem os programas; 3) saúde – exercitam-se, mesmo assim insatisfeitos e precisaram de atendimento médico; (4) interferência na vida – na Rotina Profissional; (5) WHOQOL-BREF - domínios próximos da Zona de Alerta; o Psicológico é o mais próximo e também apresenta duas facetas na Zona a Melhorar, juntamente com o Físico.
A contribuição da pesquisa está em fornecer o diagnóstico da situação da QVT dos gestores do IFSC para o planejamento da área de Gestão de Pessoas. Recomenda-se à Reitoria e aos Diretores: a) reunirem-se com suas equipes de GP, educadores físicos e profissionais da saúde para planejarem ações que promovam a saúde deste grupo; b) levarem as atividades remotas no ritmo do presencial; c) verificar o excesso de reuniões (quantidade e duração), bem como convocações concomitantes a outras atividades nos períodos de matrículas e fim ou início de semestres que demandam dedicação superior dos gestores.