Resumo

Título do Artigo

RETENÇÃO DE TALENTOS: UM ENSAIO SOBRE ESTRATÉGIAS DE EMPLOYER BRANDING EM STARTUPS
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Palavras Chave

Employer branding
Retenção de talentos
Startups

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Rodrigo Italo Sauerwein Guglielmi
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - São Paulo
2 - LEONARDO DA SILVA BORBA DE FREITAS
IFSP - Instituto Federal de São Paulo - Pirituba

Reumo

O ambiente de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo, provocando mudanças nas estratégias de seleção, recrutamento e retenção de talentos nas organizações, inclusive de startups, cuja realidade é caracterizada por grande incerteza e escassez de recursos financeiros. Diante deste cenário, maximizar as chances de atrair os melhores funcionários é fundamental e adotar o employer branding pode ser uma maneira de ajudá-las a seduzi-los e mantê-los em suas empresas.
Estudos sobre employer branding cresceram significativamente nas últimas duas décadas (KARGAS; TSOKOS, 2020), tornando-se um tema crescente em pesquisas acadêmicas. Porém, ainda existem alguns aspectos a serem explorados, principalmente em relação a organizações menores, como startups. Desta maneira, o presente ensaio tem como objetivo discutir o employer branding no contexto destas empresas.
O employer branding (EB) é uma ferramenta usada para atrair e reter talentos. De fato, consiste em uma maneira eficaz de comunicar os valores e cultura das empresas através de, basicamente, três processos: proposta de valor e estratégias externas, isto é, voltadas para futuros talentos, e internas, que são focadas na retenção dos seus próprios funcionários. A adoção do employer branding permite reduzir gastos com recrutamento, aumentar o nível de engajamento dos funcionários, promover maior diversidade da força de trabalho, fortalecer a cultura corporativa, entre outras vantagens.
Startups, geralmente, precisam operar mediante a altos riscos, incertezas e menor reconhecimento. Deste modo, elas podem ter dificuldade em atrair pessoas qualificadas para o seu negócio (TÖRNQVIST; ERIC; BROBERG, 2020). Desta maneira, o employer branding pode ser uma estratégia para que estas empresas contratem os trabalhadores mais eficazes pagando menos, diminuindo gastos com seleção, recrutamento e retenção, além de selecionar aqueles mais próximos de seus objetivos e cultura organizacional.
Um dos principais ativos de qualquer empresa são as pessoas. Porém, está cada vez mais difícil encontrar, seduzir e manter os melhores talentos nas organizações devido à alta competitividade do mercado de trabalho. Especificamente, tal cenário é preocupante principalmente para empresas que enfrentam escassez de recursos, como startups. Desta maneira, a adoção do employer branding pode ser uma estratégia eficiente para que elas consigam diferenciar sua oferta de emprego.
KARGAS, Antonios; TSOKOS, Alexios. Employer branding implementation and human resource management in Greek telecommunication industry. Administrative Sciences, v. 10, n. 1, p. 17, 2020. TÖRNQVIST, Adam; ERIC, Svensson; BROBERG, Petter. Leaping from stable to unstable: A qualitative analysis of employees’ motivation to make the transition from established companies to startups. 2020.