Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS E CAPACIDADES DINÂMICAS DO EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL NA EMPRESA BATERIAS MOURA ENTRE 1957 E 2021
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Palavras Chave

Empreendedorismo Internacional
Capacidades Dinâmicas
Estratégia

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Cláudio Henrique da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Yákara Vasconcelos Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

Manter-se competitivo no ambiente internacional é um dos desafios de empresas que arriscam empreender fora de seus mercados domésticos. Para isso, é preciso enfrentar a alta competitividade internacional com estratégias efetivas, adaptar-se a novos contextos, transpassar barreiras culturais e assim obter retornos acima da média. Com o intuito de assegurar a vantagem competitiva, as organizações podem configurar e reconfigurar os seus recursos para adaptar-se aos contextos de rápidas mudanças (EISENHARDT; MARTIN, 2000; TEECE, 2007).
A abordagem teórica das CDs é um campo de pesquisa recente e que ainda sofre com a falta de consenso entre os pesquisadores. Embora diversos estudos já tenham sido desenvolvidos sobre CDs, há restrita compreensão sobre os fatores que contribuem para o seu desenvolvimento nas organizações (LIANG et al., 2020), especialmente naquelas que possuem empreendedorismo internacional (MARTINELLI, TAGLIAZUCCHI & MARCHI, 2018). Em contraponto, poucos estudos foram desenvolvidos sobre as CDs de organizações multinacionais com sede em uma nação de economia emergente.
O Empreendedorismo Internacional (EI) pode ser definido como um processo que oportunidades que estão fora do mercado doméstico da organização são descobertas e exploradas de forma criativa em busca de vantagem competitiva (ZAHRA; GEORGE, 2002). Para gerir as firmas os empreendedores podem utilizar estratégias dos níveis corporativo e de negócios. Assim, este estudo adota o conceito de estratégia de Mintzberg (2001) que a reconhece como um padrão em um fluxo de ação que possui consistência ao longo do tempo.
A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso único que adota a abordagem qualitativa. Para Merriam (2009) a pesquisa qualitativa estuda os elementos no seu estado natural, dando sentidos aos fenômenos interpretados pelos pesquisadores. As capacidades dinâmicas desenvolvidas pela empresa não se mostram de forma repentina, para tanto, a empresa necessita utilizá-las de forma confiável (WINTER, 2003), modificando seus recursos sistematicamente (WANG; AHMED, 2007). A vista disso, o presente estudo adota a abordagem longitudinal em retrospectiva.
As estratégias internacionais se relacionam com as capacidades dinâmicas do EI por meio da liderança empreendedora, por fatores contingenciais internacionais e pela competitividade dos produtos. No caso da CAI, a liderança empreendedora foi de vital importância para a formação de uma rede de relacionamentos e alianças estratégicas internacionais que levaram a pactuações de contratos de transferência de tecnologia (BARBOSA, 2008). No caso da CADI, a mesma foi impulsionada por fatores contingenciais. A Moura utilizou-se da estratégia transnacional para melhor lidar com os mesmos.
O objetivo geral foi analisar como ocorre a relação entre as estratégias empresariais e as capacidades dinâmicas do EI implementadas na empresa Baterias Moura entre 1957 e 2021. Primeiramente foram identificadas as estratégias, quais sejam: estratégias de cooperação, estratégias de diferenciação e transnacional. Tratando das capacidades dinâmicas do EI, foram evidenciadas a capacidade de aprendizagem internacional, capacidade adaptativa internacional e capacidade inovativa. Por fim, a relação entre as estratégias internacionais e as capacidades dinâmicas de EI é mediada pela liderança.
BARBOSA, Gabriela Lins Análise do processo de formação de estratégias internacionais da Acumuladores Moura S.A. 2008. Dissertação. (Mestrado em Administração) –Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufpe. br/handle/123456789/646. Acesso em: 16 mar. 2021. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BARNEY, J. B; HESTERLY, W. S. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. BHUPENDRA, K.V.; SANGLE, S. What Drives Successful Implementation of Product Stewardship Strategy? The Role of Absorpt