Resumo

Título do Artigo

FRAMEWORK TEÓRICO SOBRE DRIVES E BARREIRAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA ECONOMIA CIRCULAR
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Economia Circular
Drives
Barreiras

Área

Operações

Tema

Economia Circular

Autores

Nome
1 - MARIA TEREZA SARAIVA DE SOUZA
Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/FEI/SP - Campus FEI/SP
2 - Débora Oliveira de Souza
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - PPGA
3 - Raissa Helena Paiva Apolinario
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Campus São Paulo
4 - Samara de Carvalho Pedro
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA

Reumo

As pesquisas mostram que mudar do atual modelo de economia linear para uma economia circular (EC) traria economia de valor econômico e reduziria significativamente o impacto negativo sobre o meio ambiente (LEWANDOWSKI, 2016). A EC possui um aspecto transformador em direção a inovação, porém frequentemente encontra barreiras sendo necessário a criação de novos modelos de negócios e identificação dos fatores críticos do sucesso (SEHNEM et al., 2019).
Apesar do crescimento exponencial de pesquisas à cerca do tema economia circular, há estudos que apontam a necessidade de desenvolvimento dos drivers e barreiras para a implementação da economia circular e negócios circulares (GOYAL et al., 2020). O objetivo deste trabalho foi apresentar os fatores impulsionadores e as principais barreiras para implementar um modelo de economia circular.
Os princípios da EC são vistos como uma forma de ativar mecanismos para induzir transformações industriais. A determinação dos drivers para a implementação do modelo de economia circular permite um maior incentivo, uma melhor análise do contexto e otimização da implementação do modelo circular (BASSI; DIAS, 2019). A implementação da EC é um grande desafio, principalmente por ser um processo de longo prazo, sendo assim, é essencial a identificação das barreiras que dificultam esta transição de modelo de economia para tornar está transição mais eficiente eficiente (KIRCHHERR et al., 2018).
Se os drives e barreiras forem ignorados, o processo de transição pode resultar em efeitos negativos para a implementação eficiente da economia circular, pois considera-se que o levantamento reunido tanto dos impulsionadores como dos obstáculos são elementos essenciais para conduzir o conhecimento existente por pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas públicas. Assim, o framework poderá ser utilizado como um guia teórico na criação de políticas públicas, além de servir de encorajamento nos diferentes contextos sociais, políticos, econômicos e institucionais.
se os drives e barreiras forem ignorados, o processo de transição pode resultar em efeitos negativos para a implementação eficiente da economia circular, pois considera-se que o levantamento reunido desses aspectos impulsionadores, assim como os obstáculos são elementos essenciais para conduzir o conhecimento existente por pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas públicas. Recomenda-se para futuras pesquisas a aplicação empírica das categorias apontadas neste estudo, principalmente para validação desse framework teórico.
BASSI, F.; DIAS, J. G. The use of circular economy practices in SMEs across the EU. Resources, Conservation and Recycling, [s. l.], v. 146, n. March, p. 523–533, 2019. GOYAL, Sandeep et al. Circular Economy Research: A Bibliometric Analysis (2000-2019) and Future Research Insights. Journal of Cleaner Production, p. 125011, 2020. KIRCHHERR, J. et al. Barriers to the circular economy: evidence from the European Union (EU). Ecological Economics, Amsterdã, n. 150, p. 264–272, 2018.