Resumo

Título do Artigo

CONSUMIR SUSTENTÁVEL É TER STATUS? Um estudo sobre a influência do Consumo Sustentável no Consumo de Status no segmento de vestuário
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Palavras Chave

Consumo Sustentável
Consumo de Status
Simbolismo Social

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Monique Vigil Klüsener
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento - RS
2 - ANDRESSA HENNIG SILVA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
3 - Ricardo Ribeiro Alves
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Campus São Gabriel

Reumo

A escolha do consumidor pelo vestuário depende de quanto está disposto a gastar naquele bem. E há aqueles que consideram a moda como um simbolismo de status social, representação da personalidade, aspectos de consciência cultural, social, étnica (ZEB et al., 2011; CHAM et al., 2020), inclusive ambiental (PANTANO; STYLOS, 2020). Ocorre que produtos sustentáveis são cada vez mais símbolo de uma nova performance de status, promovendo uma imagem de maior poder aos líderes de grupos sociais (ÜSTÜNER; HOLT, 2010).
Este estudo propõe o seguinte problema de pesquisa: Qual a influência do Consumo Sustentável no Consumo de Status no segmento de vestuário do contexto brasileiro? Com base no problema de pesquisa proposto, desenvolveu-se o seguinte objetivo de pesquisa: Analisar a influência do Consumo Sustentável no Consumo de Status no segmento de vestuário do contexto brasileiro.
3.1 Consumo Sustentável de vestuário 3.2 Consumo de Status 3.3 A relação entre o consumo de status e consumo sustentável
Abordagem quantitativa, estudo descritivo, método Survey. Coleta de dados on-line com 420 respondentes. Escalas utilizadas: Consumo Sustentável de Fischer et al. (2017), o instrumento apresenta 13 itens, a referida escala foi traduzida e adaptada seguindo a metodologia proposta por Beaton et al. (2000). A escala de consumo de status, foi desenvolvida por Eastman et al. (1999), sendo traduzida e validada para o Brasil por Strehlau e Aranha (2004), apresenta 14 itens. Análise dos dados: análise estatística descritiva e, posteriormente, uma análise de regressão linear múltipla.
Na análise de regressão pode-se denotar que o fator escolha de compra sustentável não apresenta influência no status. Este entendimento esclarece que as práticas sustentáveis abordadas por empresas no cenário da moda não promovem um engajamento em consumidores que compram de forma sustentável. Sem mencionar que as empresas de moda com produtos sustentável, preocupadas em produções ecológicas ou verdes, de materiais orgânicos (DIDDI et al., 2019), bem como, um comércio justo (FISCHER et al., 2017), não estão atingindo aqueles que buscam status.
No contexto acadêmico, esta dissertação trouxe novas discussões sobre o consumo sustentável. De forma que, os consumidores buscam consumir de forma sustentável por outras questões não consideradas nesta investigação, mas que não corresponde necessariamente ao status. Autores elencam como perspectiva para a compra de vestuários, a relevância do estilo e gosto (McNEIL et al., 2020). Estas informações são pertinentes também para pesquisas voltadas a estratégias empresariais de sustentabilidade e buscam moldar o consumo tradicional a um consumo pró-ambiental.
EASTMAN, J.K. et al. Status consumption in consumer behavior: Scale development and validation. Journal of Marketing Theory, 1999. EASTMAN, J.K., EASTMAN, K.L. Conceptualizing a model of status consumption theory: an exploration of the antecedentes and consequences of the motivation to consume for status. Marketing Management Journal, Spring, 2015. FISCHER, D. et al. Measuring young consumers’ sustainable consumption behavior: development and validation of the YCSCB scale. Young Consumers, v.18, n.3, p. 312-326, 2017.