Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS DE NEUROMARKETING RELACIONADAS AO COMPORTAMENTO DE COMPRA NO COMÉRCIO SOCIAL EM EMPRESAS DE LIFE SCIENCE: UM ESTUDO NO FACEBOOK
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Palavras Chave

Comércio Eletrônico
Comércio Social
Neuromarketing

Área

Marketing

Tema

Varejo, Omni-Channel, Serviços, Franquia e B2B

Autores

Nome
1 - CLAUDIA EMANUELE CARVALHO DE SOUSA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - INSTITUTO DE BIOSCIENCIAS
2 - Natália Munari Pagan
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEARP
3 - Karina Munari Pagan
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEARP

Reumo

O comércio eletrônico trouxe as vendas para o mundo online e a necessidade de existir neste espaço traz novos desafios em como atingir o público alvo e proporcionar mensagens chaves. O setor de Life Science compreende as empresas que estão atreladas a vida, sejam provedores de insumos para pesquisa, empresas de biotecnologia, químico-farmacêuticas e tecnologias médicas. Essa grande área oriunda das ciências tem um histórico recente de imersão no comércio social, e ainda pouco frequente no e-commerce, ainda buscando estratégias de “falar “com seus clientes.
O problema desta pesquisa consiste na pergunta: Quais são os principais influenciadores presentes na principal rede de comércio social, o Facebook dentro do contexto de Life Science? O objetivo deste estudo é elucidar quais são os principais influenciadores presentes na principal rede de comércio social, o Facebook dentro do contexto de Life Science.
A fundamentação teórica se baseia na teoria de neuromarketing e na teoria de marketing B2B relacionada ao comércio eletrônico e ao comércio social.
Foi realizado um estudo multicaso com as cinco maiores empresas de Biotecnologia, classificadas por receita - seja em toda a empresa, para empresas totalmente focadas no segmento, ou para segmentos de negócios focados na fabricação de produtos biológicos, no caso de empresas com operações mais amplas. Os dados destas empresas foram coletados no Facebook para conteúdos publicados entre 2018-2020 em páginas nacionais ou regionais. No total foram avaliadas 531 publicações.
A análise de dados aconteceu em duas partes. Primeiro foi realizada uma pesquisa com 30 gestores do setor de Life Science para a validação dos influenciadores investigados. Na segunda etapa foi realizado o estudo multicaso com as cinco principais empresas de Life Science, sobre os influenciadores de neuromarketing presentes em suas páginas do Facebook.
A pesquisa realizada mostra que a maioria das publicações é relacionada a mensagens corporativas, produtos e eventos e os principais influenciadores detectados são dor x prazer, novidade e especificidade. Somando-se a isso é interessante comparar com a visão de profissionais que atuam na área, diferindo sobre os influenciadores mais relevantes, e é compreendido pela visão dentro da experiência de vida e não da presença digital dessas marcas. Certamente o trabalho abre uma perspectiva de reflexão para o setor, que merece densa adaptação na estratégia de conversar com seus clientes.
DE OLIVEIRA, J. H. C.; GIRALDI, J. M. E. What is neuromarketing? A proposal for a broader and more accurate definition. Global Business and Management Research, v. 9, n. 2, p. 19, 2017. FERREIRA, A.; TELES, S. Persuasion: How phishing emails can influence users and bypass security measures. International Journal of Human-Computer Studies, v. 125, p. 19-31, 2019. YEON, J.; PARK, I.; LEE, D. What creates trust and who gets loyalty in social commerce? Journal of Retailing and Consumer Services, v. 50, p. 138-144, 2019.