Resumo

Título do Artigo

O desempenho de fornecedores versus o desempenho de uma distribuidora de energia elétrica: uma análise qualitativa relacionada a indicadores coletivos de continuidade
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Palavras Chave

Gestão da cadeia de suprimentos
Desempenho da cadeia de fornecedores
Indicadores de desempenho

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Luciana Gomes
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Ronaldo Gomes Dultra-de-Lima
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
3 - José Carlos Tiomatsu Oyadomari
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA
4 - GUSTAVO MENONCIN DE CARVALHO PEREIRA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC) - SÃO BERNARDO DO CAMPO
5 - Octavio Ribeiro de Mendonça Neto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis do CCSA

Reumo

O setor de distribuição de energia elétrica no Brasil passou por intenso processo de terceirização de importantes etapas de seu processo produtivo, o que incluiu serviços diretamente ligados ao seu core business. Contudo, o aumento da terceirização de atividades elevou o nível de exposição das empresas a eventos incertos e a ocorrência de conflitos destrutivos com seus fornecedores, tornando fundamental que as empresas fossem capazes de avaliar os riscos associados aos fornecedores contratados e realizar tratamento de conflitos.
O objetivo deste estudo é avaliar se o desempenho dos fornecedores da categoria “obras e serviços em redes de distribuição” influencia no resultado do indicador coletivo de continuidade – DEC – e se as atuais avaliações de desempenho dos fornecedores refletem esses resultados de forma a ajudar a alta direção na tomada de decisão em relação a seus fornecedores. Esse estudo pretende responder à seguinte questão de pesquisa: O desempenho dos fornecedores de serviços de manutenção/obras de redes de distribuição influencia o desempenho do indicador coletivo de continuidade – DEC?
Foi realizado um estudo de caso de perspectiva realista com abordagem qualitativa, de forma a avaliar o relacionamento entre o desempenho dos fornecedores de serviços de manutenção e obras em redes de distribuição de energia elétrica e o desempenho da Companhia relacionado ao indicador de qualidade do serviço – DEC. Para essa pesquisa foram realizadas entrevistas com 6 gestores de contratos da CEMIG e 6 gestores de contratos dos fornecedores que atendem a esses serviços. A amostra foi escolhida por conveniência e o tipo de entrevista utilizada foi a semi-estruturada com questões abertas.
Não há.
A partir de toda a análise realizada, nossos achados sugerem que o desempenho dos fornecedores de serviços de manutenção e obras de redes de distribuição influencia o desempenho do indicador coletivo de continuidade – DEC. Contudo não é possível afirmar a magnitude dessa influência, visto que existem outros fatores que afetam o resultado desse indicador, como a necessidade de construção de subestações; dupla alimentação; aquisição de novos equipamentos para a rede, entre outros.
O estudo mostrou que o desempenho dos fornecedores afeta diretamente o desempenho da compradora. Como a avaliação das atividades é realizada pelas partes interessadas, a estratégia de negócios da organização é definida pelos gestores que estabelecerão sobre o atendimento de demandas e sobre os controles que levarão a práticas sustentáveis. Assim, a medição do desempenho permite a identificação de sucesso e o potencial das estratégias de gestão aplicadas, contribuindo para a melhora do desempenho da organização e na gestão de negócios.