Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO X IMITAÇÃO: O uso de estratégias competitivas na indústria da moda
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Palavras Chave

Estratégia
Inovação
Imitação

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva

Autores

Nome
1 - Rita de Cássia Leal Campos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Uajará Pessoa Araújo
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Campus II

Reumo

Marcada por intensas transformações e forte concorrência em ambos os mercados interno e externo, a moda é um setor que se caracteriza por ciclos de vida curtos, volatilidade e alta rotatividade de produtos. A criação de peças se baseia em tendências constantemente alteradas, o que torna próximo o período de lançamento e obsolescência dos produtos. Esse cenário gera a necessidade de adotar estratégias que proporcionem vantagens competitivas para a sobrevivência no mercado (ARAÚJO, 2013; MORO, MENDES, MAUS, 2015).
A proposta desta pesquisa concentra-se na seguinte questão: Como são delineadas e aplicadas as estratégias de inovação e imitação na indústria da moda? Desse modo, o objetivo do estudo foi investigar como a inovação e a imitação são implementadas pelas empresas de moda no intuito de obter ganhos competitivos no mercado.
A base teórica que sustenta a pesquisa é desenvolvida em três tópicos de discussão. Primeiramente, introduz-se uma breve contextualização sobre a indústria têxtil e de confecção a fim de demonstrar sua importância como atividade econômica no Brasil e no contexto adotado como objeto de estudo desta pesquisa. Em seguida, são abordados os temas inovação, criatividade, tendências na indústria da moda. Por fim, trata-se do mimetismo institucional, visando a discussão de estratégias inovativas e imitativas na indústria da moda.
A pesquisa tem abordagem qualitativa e caráter descritivo. Foram realizadas sete entrevistas que foram gravadas e transcritas para análise. As entrevistadas são proprietárias ou estilistas/designers de marcas inseridas o contexto competitivo da moda em Belo Horizonte. A delimitação do objeto de estudo se deu a partir da definição de critérios. Tratando-se de uma amostra não probabilística, a técnica bola de neve foi empregada como método de amostragem. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, a partir da definição de categorias e códigos de análise.
Os resultados apontaram que as tendências são incorporadas aos produtos das mais diversas maneiras, pois as marcas possuem realidades diferentes e precisam oferecer um produto que seja comercialmente aceito pelo seu público. Verificou-se ainda que as marcas que buscam economia de custos e alto volume de vendas a baixos preços adotam a imitação como forma de minimizar riscos e sobreviver no mercado. Já aquelas cujo objetivo é construir uma identidade por meio da oferta de um produto diferenciado investem na inovação e na criatividade para manter sua exclusividade no mercado.
As estratégias competitivas na indústria da moda são adotadas de maneira peculiar, conforme o perfil do cliente de cada marca. Apesar de inovação e imitação parecerem vertentes opostas, como observado por Cidreira (2005), essa dinâmica paradoxal alimenta o fenômeno da moda. Ambas as estratégias podem ser consideradas como motores dessa indústria, pois os constantes lançamentos atendem à demanda por novidade, porém, é a partir da imitação que a moda ganha proporção no mercado.
DIMAGGIO, P. J.; POWELL, W. W. A gaiola de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais. Revista de Administração de Empresas, v. 45, n. 2, p. 74-89, 2005. MORO, R. C. L.; MENDES, F. D.; MAUS, S. Estratégias de diferenciação na indústria da moda: um estudo sobre o posteponement. Revista Icônica, v. 1., n. 1, 2015. TIGRE, P. B. Gestão da inovação: a economia de tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.