Resumo

Título do Artigo

EDTECH? UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
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Palavras Chave

Edtech
Tecnologia educacional
Modelo de Negócio

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva

Autores

Nome
1 - Yan Miguel Lopes
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA
2 - Dimária Silva e Meirelles
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA

Reumo

A evasão de alunos em instituições de ensino que buscam formar pessoas para o mercado de trabalho aumenta a cada dia. Enquanto isso, as Edtechs aumentam a base de alunos. Diversos estudos mencionam que o diferencial dessas instituições é o uso da tecnologia. Outros estudos mencionam que não basta aplicar a tecnologia, é necessário oferecer ensino personalizado, promover avaliações contínuas e buscar inovações disruptivas na educação.
Esse estudo busca oferecer dados estatísticos sobre as publicações que abordam sobre o tema bem como, por meio de uma revisão sistemática de literatura, entender como os autores conceituam Edtech, além de demonstrar as tecnologias utilizadas, os desafios e as tendências desse mercado.
Se pensarmos em Edtech como revoluções tecnológicas na educação, podemos voltar na história e vermos a primeira impressora sendo inventada por Johannes Guttenberg no ano de 1440. Thomas Edison promovendo clipes de filmes como um substituto para professores em 1913. Por fim, a educação online sendo desenvolvida na Universidade de Illinois na década de 1960 (Dhawan, 2020). Há outra corrente de autores que acreditam que as Edtechs não são apenas startups de educação que aplicam tecnologias, mas são também empresas que buscam modelos alternativos de aprendizagem (Ghemawat, 2017).
O termo Edtech foi utilizado pela primeira vez em artigos científicos no ano de 2013 e teve o maior número de produções científicas no ano de 2019 (13 artigos). A distribuição de publicações por autor aponta que em 2013 a produção era concentrada em um único autor (Spector, 2013), mas ao longo dos anos a concentração vêm diminuindo. Há evidências que permitem concluir que o termo Edtech é derivado de estudos sobre tecnologias educacionais, justificando o motivo pelo qual o dicionário retrata que Edtech é a aplicação de tecnologias na educação.
A fim de responder à pergunta “Edtech é apenas o uso de tecnologias educacionais?”, a análise qualitativa gerou quatro categorias de análise: conceito, tecnologias educacionais, desafios e tendências, confirmando que Edtech é um conceito multifacetado. Em relação ao conceito, os autores sugerem que Edtechs são empresas que aplicam tecnologias em seu modelo de negócio a fim de melhorar a experiência do aluno por meio do ensino personalizado. Quanto as tecnologias educacionais, é a base de funcionamento da Edtech. Quanto aos desafios, o principal é a falta de acesso a internet pelos alunos.
Akerlof, G.A. and R.E. Kranton (2002), ‘‘Economics and Identity’’,Quarterly Journal of Economics 115, 715–753 Assaf, N. (2020). Instructional interface’s blueprint for guiding instructional-technological interactions’ research: the Big Bang shift in K-12. Educational Technology Research and Development, 0123456789. https://doi.org/10.1007/s11423-020-09885-z Associação Brasileira de Startups, & Centro de Inovação para a Educação brasileira. (2018). Mapeamento Edtech 2018: Investigação sobre as tecnologias educacionais no Brasil. 1–4