Resumo

Título do Artigo

AFETO E EMPREENDEDORISMO: perspectivas e desafios de pesquisa
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Palavras Chave

afeto
empreendedorismo
prática afetiva

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Xênia L'amour Campos Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Núcleo de Pós-graduação em Administração
2 - Eduardo Paes Barreto Davel
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - EA

Reumo

O afeto desempenha um papel importante em aspectos-chave do empreendedorismo, como por exemplo, no reconhecimento de oportunidades, aquisição de recursos e na formação de modelos e estratégias de negócios eficazes (Baron, 2008). Além disso, o afeto também pode influenciar a autoeficácia empreendedora (Arora et al., 2013), a orientação empreendedora (Bernoster et al., 2020), a percepção e preferências de risco (Foo, 2011), a avaliação e exploração de oportunidades (Grichnik et al., 2010; Welpe et al., 2012), a criatividade e o nível de inovação das empresas (Baron & Tang, 2011).
O desenvolvimento crescente das pesquisas sobre o afeto no campo do empreendedorismo indica o seu potencial para um avanço no entendimento deste campo (García et al., 2015). Todavia, apesar de relevantes, as pesquisas sobre empreendedorismo e afeto ainda são fragmentadas em seu conjunto e as pesquisas conceituais-teóricas integrativas ainda são limitadas. O objetivo deste estudo é construir um panorama integrado e crítico da produção acadêmica sobre afeto e empreendedorismo, desenvolvendo e discutindo novas perspectivas para renovar a pesquisa futura.
A análise da produção acadêmica sobre afeto no empreendedorismo permitiu enfocar quatro questões centrais: (a) quais são as concepções de afeto adotadas nas pesquisas?; (b) quais as concepções de empreendedorismo empregadas nas pesquisas?; (c) quais são as relevâncias do afeto para o empreendedorismo indicadas pelas pesquisas?; e (d) quais são os principais desafios resultantes das carências encontradas nas pesquisas atuais? Teoricamente, foi possível destacar concepções teóricas relacionadas ao afeto e ao empreendedorismo.
Os resultados conduzem a repensar a pesquisa futura a partir de quatro implicações. A primeira implicação refere-se à renovação da teoria de afeto como prática afetiva. A segunda implicação diz respeito à revisão e alinhamento com as teorias e concepções do empreendedorismo. A terceira implicação é de ordem metodológica, já que observar, descrever e entender o afeto, com riqueza e de forma precisa, é um desafio. A quarta implicação se relaciona à prática.
O objetivo deste artigo foi construir um panorama integrado e crítico da produção acadêmica sobre afeto e empreendedorismo, desenvolvendo e discutindo novas perspectivas para renovar a pesquisa futura. Por meio de uma revisão sistemática da literatura são apresentados aspectos metodológicos, as particularidades das concepções sobre o afeto nas pesquisas em empreendedorismo, além das contribuições da afetividade para o processo empreendedor.
Baron, R. A. (2008). The Role of Affect in the Entrepreneurial Process. Academy of Management Review, 33(2), 328–340. García, J. B. D., Puente, E. D. Q., & Mazagatos, V. B. (2015). How affect relates to entrepreneurship: A systematic review of the literature and research agenda. International Journal of Management Reviews, 17(2), 191–211. Gherardi, S. (2019). Theorizing affective ethnography for organization studies. Organization, 26(6), 741–760. Wetherell, M. (2012). Affect and Emotion: a new social science understanding. London: SAGE Publications Ltd.