Resumo

Título do Artigo

LOGÍSTICA E SUSTENTABILIDADE: O CASO DO PROJETO TRANSIT POINT DE UMA EMPRESA PETROQUÍMICA NA REDUÇÃO DE EMISSÃO DE CO₂ NO RIO DE JANEIRO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sustentabilidade em Cadeias de Suprimentos
Setor Petroquímico
Projeto Transit Point

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Socioambiental

Autores

Nome
1 - Dislaine Gonçalves de Barros
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Nova Iguaçu
2 - Marcio Silva Borges
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Departamento de Administração e Turismo

Reumo

A logística, devido à constante necessidade de investimento de recursos, ligada a máxima eficiência operacional, possui grande potencial poluente; em contrapartida, iniciativas sustentáveis possibilitam diversas vantagens competitivas nos processos de uma empresa, promovendo a economia de tempo e recursos além da geração de produtos e serviços com maior valor agregado que ao mesmo tempo asseguram a menor geração da poluição (Almanaque Brasil, 2008).
Nesse contexto, busca-se entender com esse estudo como a modificação dos processos logísticos são capazes de trazer ganhos significativos quanto a redução da poluição? Enxergando o processo de uma companhia petroquímica em cadeia interligada que objetiva a produção de um bem de consumo, o que pode ser alterado para tentar produzir e entregar o mesmo bem, minimizando o impacto ao meio ambiente?
O setor possui alta interação com os demais setores da economia, sendo base do processo produtivo de diversas indústrias, produzindo desde produtos de utilização diária, como detergentes, adesivos e plástico até produtos de uso específico como fertilizantes, solventes, materiais farmacêuticos e muitos outros produtos oriundos do petróleo, possuindo um faturamento estimado em 2019 de US$ 118,7 bilhões com uma participação no Produto Interno Bruto (PIB) um total nacional de 2,3% em 2018, ocupando o terceiro lugar no ranking de contribuição (AMBIQUIM, 2019).
Nesse aspecto, o presente trabalho justifica-se através de sua relevância econômica devido a importante presença do setor estudado para a economia brasileira; social e ambiental, por tratar-se de um assunto pertinente para toda a população no que diz respeito a qualidade de vida proporcionada pela diminuição da poluição. A partir de todo o exposto, a pesquisa proposta tem como objetivo principal, demonstrar através de um projeto realizado em uma companhia do setor químico e petroquímico, como mudanças logísticas são capazes de reduzir externalidades ao meio ambiente,
Considerando a eliminação de 306 quilômetros na rota percorrida pelos veículos que carregam cerca de 25 toneladas para o cliente final, temos o seguinte cálculo: 1.27X306=388,62 Kg/CO². Considerando o ano base para a formulação deste projeto, no qual foram realizadas 3.662 entregas, pode-se dizer que houve uma diminuição de aproximadamente 1.120.572 quilômetros rodados por ano, o que se traduz em redução da poluição: 3,662X388,62=1.423.126,4Kg/CO² por ano.
Segundo os dados do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas - IPCC (2006) publicados na plataforma eCycle, cada árvore é capaz de filtrar 15,6 quilos de CO₂ por ano em seus primeiros 20 anos de vida, variando de acordo com a espécie, clima e solo. Com base nesse levantamento, podemos estimar que seriam necessárias 91.226 árvores para filtrar a redução de emissão alcançada com o projeto em um ano. O projeto de Transit Point pode ser realizado por empresas de qualquer setor da economia, e se mostra como uma alternativa de alinhar ganhos econômicos, sociais e ambientais.