Resumo

Título do Artigo

Teoria Ator-Rede (TAR): questões metodológicas na prática
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Palavras Chave

Teoria Ator-Rede
Metodologia de Pesquisa
Tecnologia Social

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Epistemologias e Ontologias em Estudos Organizacionais

Autores

Nome
1 - Bernardo Bignetti
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - Escola de Negócios
2 - Maira Petrini
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - Faculdade de Administração

Reumo

A Teoria Ator-Rede é conhecida por sua visão singular de definir o social como o efeito de associações heterogêneas compostas de elementos humanos e não-humanos e por eliminar a distinção entre sujeito e objeto. Tal visão, associada a sua ontologia relacional, onde nada preexiste nas relações que nos constituem, torna complexa a aplicação da TAR. Na trajetória de investigar a reaplicação de uma tecnologia social de educação empreendedora, diversas questões metodológicas surgiram ao se empregar a TAR na prática: como identificar e acompanhar a rede de atores existentes e como analisar essa rede
Por apresentar um caráter mutante e dinâmico, uma pesquisa empregando a TAR pode apresentar diversos percursos. Se por um lado, o amplo repertório da TAR nos possibilita altos níveis de abstração, por outro a sua aplicação pode ser de difícil condução. Desse modo, o objetivo desse artigo é debater, na prática, algumas questões metodológicas que emergem ao se usufruir da TAR como abordagem teórico-metodológico de pesquisa.
A TAR apresenta ontologia relacional, não assumindo realidade como dada, e sim como o resultado de práticas, relações e efeitos de diversos atores e elementos, humanos e não-humanos, que se associam e desassociam em diferentes arranjos. A abordagem da Teoria Ator-Rede permite explorar o caráter estratégico, relacional e produtivo de redes de atores particulares e contingenciais. O social diz respeito àquilo que está sendo agregado, ao movimento ou fluxo durante um processo de associações, sem fazer suposição em relação à natureza do que é agregado ou associado
Investiga-se, por meio da Teoria Ator-Rede, uma tecnologia para o social de educação empreendedora. Do ponto de vista metodológico, empregar a TAR numa investigação corresponde a efetuar um engajamento na rede pesquisada de modo a acompanhar de perto as relações que são performadas entre os atores da rede. Ao pesquisador cabe acompanhar o fluxo de processos presentes na rede, investigando as relações entre os atores e a performatividade da rede em si.
Por meio da aplicação da TAR para investigar uma rede de tecnologia social para o social de educação empreendedora, evidenciamos, por exemplo, a estratégia usada para acessar essa rede de atores que performam a rede de tecnologia social de educação empreendedora; além de apontar questões relevantes relacionadas em como acompanhar os atores da rede e em como organizar e analisar a extensa quantidade de dados que são continuamente coletados.
A TAR é indicada para estudos de fenômenos complexos e de difícil delineamento. Nas ciências sociais aplicadas, como no ramo da Administração e dos Estudos Organizacionais, métodos tradicionais são pouco maleáveis ao estudo de temáticas complexas, que envolvem uma rede heterogênica de atores, objetos fluídos e realidades múltiplas. Nesse artigo, ilustramos algumas questões metodológicas que aparecem ao se investigar a temática tecnologia social de educação empreendedora e sua reaplicação pela TAR, que podem auxiliar futuros pesquisadores interessados nessa abordagem teórico-metodológica.
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